Publicidade

Últimas notícias

Banco Central prevê data para inicio dos testes do Real Digital

As informações foram detalhadas aos participantes na 1ª Plenária do Fórum Real Digital

Banco Central prevê data para inicio dos testes do Real Digital
Foto: Envato Elements

O Banco Central vai disponibilizar na próxima semana aos participantes selecionados para o piloto do real digital a documentação pública relacionada à infraestrutura do sistema da CBDC (Moeda Digital do Banco Central, na sigla em inglês) brasileira. Com isso, o BC espera que, até meados de agosto, os participantes estejam prontos para se conectar à plataforma e iniciar, em setembro, os primeiros testes com o real digital e o real tokenizado, como estão sendo chamadas as representações digitais dos depósitos bancários.

As informações foram detalhadas aos participantes na última segunda-feira na 1ª Plenária do Fórum Real Digital. Participam dos testes 14 instituições ou consórcios, compostos por bancos, instituições de pagamento, empresas do universo criptoativos, entre outros.

Segundo o BC, o teste do token dos títulos públicos deve ter início em fevereiro de 2024. “Dependendo do grau de maturidade do projeto, podemos testar algo com a população no final desse ano”, afirmou Fabio Araujo, coordenador do projeto do real digital no BC, para quem o real digital vai promover uma revolução no Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A plenária também detalhou as especificações da plataforma do real digital. As próximas duas reuniões do Fórum estão marcadas para agosto e outubro de 2023.

“Nesse momento, o primeiro passo é avaliar a programabilidade e a descentralização da plataforma do Real Digital. Depois, partiremos para os testes de validação e riscos. E, posteriormente, checaremos a viabilidade tecnológica negocial, ou seja, o produto final em si”, explicou a gerente de TI do Piloto do RD, Clarissa Souza.

Web Stories

Ver tudo
<
>