O Banco do Brasil criou uma opção de "Pix de presente". Foto: Adobe Stock
O Banco do Brasil lançou nesta semana, para todos os clientes pessoa física, uma solução que permite realizar transferências via Pix de forma personalizada, com um cartão digital temático e uma mensagem no momento de envio. A ferramenta foi disponibilizada no dia 17 de dezembro.
O envio é simples: após escolha do tema, da arte e da escrita da mensagem, o cliente consegue compartilhar o “Pix de presente” por aplicativos de mensagens. O projeto, criado pela agência Lew’Lara\TBWA, traz ilustrações de quatro artistas brasileiros e está disponível diretamente no aplicativo do BB.
O serviço, opcional, está liberado neste Natal sem custo. Em 2026, a taxa para o envio das artes será a partir de R$ 0,99. As artes trazem cores, ilustrações e temas que representam a cultura nacional. Inicialmente, estão disponíveis artes natalinas e de aniversários.
Entre os artistas, está Bacaro Borges. Nascido em Bezerros, em Pernambuco, Bacaro começou na xilogravura aos 4 anos, inspirado pelo pai, o mestre J. Borges. Sua arte mistura tradição e modernidade, levando a cultura nordestina para murais e superfícies diversas.
Já Filipe Grimaldi, designer gráfico e artista visual, é referência na pintura de letra popular no Brasil. Seu estilo tem inspiração na cultura de rua, além de compartilhar conhecimento como professor e ministrar oficinas.
Agatha de Faveri, natural de Santo André, em São Paulo, combina pintura acrílica, óleo e spray com lettering artístico (arte de desenhar letras como se fossem formas ou símbolos). Suas obras trazem rostos e figuras cheias de expressão, com um toque contemporâneo.
Luiza de Souza completa a lista de artistas que criaram desenhos para o “Pix de presente” do BB. Ilustradora e quadrinista de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, Luiza é criadora de histórias em quadrinhos que conquistaram a internet, como “Arlindo”. Suas ilustrações contam histórias sobre pessoas, afetos e os pequenos universos ao nosso redor.