Últimas notícias

Banco Mundial teme que choque no setor de energia ‘perdure em 2023’

David Malpass, presidente do BM, ainda mencionou problemas no setor de fertilizantes

Banco Mundial teme que choque no setor de energia ‘perdure em 2023’
Banco Mundial - Foto: Reprodução

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, afirmou hoje que o desarranjo atual no setor de energia é uma preocupação em seu radar. Segundo ele, esse choque pode “perdurar no próximo ano”, no quadro atual. Malpass ainda mencionou problemas no setor de fertilizantes, no momento em que a Rússia invade a Ucrânia, desestabilizando algumas cadeias do setor, também pelas sanções subsequentes contra os russos.

A declaração foi dada durante evento para marcar um lançamento de um relatório sobre a importância de se manter o comércio aberto, a fim de ajudar a lidar com desafios como a alta recente nos preços de alimentos. O relatório foi elaborado pelo Banco Mundial, o FMI, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização Mundial de Comércio (OMC) e está disponível nos sites das entidades.

Também presente no evento, Kristalina Georgieva, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), destacou como risco a existência de “múltiplos choques simultâneos”, na economia global. Segundo ela, há uma “inabilidade comprovada nossa em lidar com mais de uma crise por vez”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos