O Banco Pan (BPAN4) fechou o terceiro trimestre do ano com lucro líquido ajustado de R$ 216 milhões, aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023 e praticamente em linha ao resultado do segundo trimestre de R$ 211 milhões.
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O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado do banco foi de 11,8% entre julho e setembro, também em linha aos 11,7% do segundo trimestre. O número de clientes chegou a 30,9 milhões, avanço de 15% na comparação anual.
A carteira de crédito fechou o trimestre em R$ 51,1 bilhões, alta de 30% em relação ao mesmo trimestre do ano passado e de 4% na comparação com o trimestre anterior. Mais da metade deste portfólio corresponde a operações de veículos (55%), seguido de consignado e antecipação de FGTS (39%).
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As originações de credito cresceram 27% em 12 meses para R$ 9,5 bilhões no terceiro trimestre, sendo que R$ 4,5 bilhões em financiamento de veículos, pouco mais do que o dobro originado nos mesmos três meses de 2023.
De acordo com a empresa, o bom desempenho em veículos reflete a continuidade dos investimentos feitos para melhorar a experiência dos clientes e lojistas, dos avanços na modelagem de crédito e na integração com a Mobiauto, marketplace de veículos do Pan.
O banco afirma que, desta forma, segue como um dos principais players na originação de crédito para veículos leves e motos, com mais de 34% de market share neste último segmento, consolidando-se como líder de mercado.
“Neste trimestre, continuamos crescendo nossa carteira de crédito com boas margens e inadimplência controlada. Nossa estratégia segue pautada em buscar a primariedade com os clientes e aumentar o share of wallet (exposição) de crédito por meio de uma jornada simples e contextualizada”, destaca o presidente do Pan, Carlos Eduardo Guimarães (Cadu).
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A receita de serviços no segundo trimestre foi de R$ 423 milhões, crescimento de 42% em relação ao terceiro trimestre do ano passado e o volume transacionado atingiu R$ 32 bilhões, um aumento de 45% na comparação anual.
A inadimplência para créditos vencidos acima de 90 dias caiu 0,8 ponto porcentual na comparação com o terceiro trimestre de 2023, para 7,1%, enquanto o indicador entre 15 e 90 dias recuou para 8,4%, queda de 0,7 ponto porcentual em relação ao mesmo período do ano anterior.
No terceiro trimestre, o Pan alcançou 15,7 milhões de clientes com exposição a crédito, considerando o portfólio de veículos, consignado, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão de crédito e car equity. O número representa crescimento de 15% na comparação anual.
“Finalizamos mais um trimestre com resultado consistente, impulsionado pelo forte crescimento da carteira de crédito. Isso é fruto de uma estratégia eficiente, voltada para a constante melhoria da experiência do cliente e robustez de balanço. Continuamos dedicados em avançar nas iniciativas que reforçam os diferenciais competitivos do Pan e tornam a jornada dos nossos clientes mais prática, inteligente e contextualizada”, destaca Inácio Caminha, superintendente executivo de Relações com Investidores e Captação do Banco Pan (BPAN4).
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* Com informações do Broadcast