• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Como bancos e empresas da Bolsa tentam ajudar vítimas das enchentes do RS

Companhias destacam equipes, adotam medidas emergenciais e mudam até estratégias de negócios. Veja

Por Cristiane Barbieri e Eduardo Puccioni

06/05/2024 | 16:23 Atualização: 06/05/2024 | 16:23

Empresas e bancos mudam negócios para ajudar impactados pelos eventos climáticos no RS. Imagem: Adobe Stock
Empresas e bancos mudam negócios para ajudar impactados pelos eventos climáticos no RS. Imagem: Adobe Stock

Bancos e empresas tiveram um fim de semana de mobilização de equipes, adoção de medidas emergenciais e mudanças nas estratégias de negócios por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul. O objetivo foi tentar diminuir o impacto na vida de clientes, funcionários e moradoras das regiões atingidas pelas cheias.

Leia mais:
  • As melhores ações para ganhar dividendos em maio
  • Bitcoin ganha fôlego após ser impulsionado por “baleias”; entenda
  • Como contratar um assessor que não tenha conflito de interesses?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os bancos comunicaram a suspensão da cobrança de algumas linhas de crédito por prazos de até seis meses para clientes pessoas físicas e jurídicas que tiverem necessidade. Mais da metade dos municípios do Estado foram atingidos pelas enchentes. Com isso, foram mobilizadas equipes, ainda durante o fim de semana, para atender as novas diretrizes.

O Bradesco (BBDC3; BBDC4) dará até 180 dias para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisem renegociar linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor. Além disso, irá suspender o sistema de cobrança feito por SMS, WhatsApp e telefone pelo prazo de 30 dias para clientes inadimplentes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Itaú (ITUB3; ITUB4) reforçou o atendimento em suas centrais e canais digitais, para pessoas físicas e jurídicas. Suspendeu mensalidades e tarifas de conta corrente por pelo menos três meses para pessoas jurídicas e irá repactuar parcelamentos (pular parcelas) para clientes que precisarem. Para os em atraso antes da tragédia, haverá a suspensão temporária de cobranças. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BBAS3) adotaram iniciativas na mesma linha.

Além disso, os bancos têm reforçado times e enviado especialistas à região. A Caixa, por exemplo, mandará à área especialistas em Habitação, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e governo para prestar apoio técnico às prefeituras e auxiliá-las na habilitação ao Saque Calamidade do FGTS e na operacionalização de repasse de recursos.

Também há equipes técnicas, com arquitetos e engenheiros, que ajudarão no levantamento dos danos e na estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, em contratos acompanhados pela Caixa, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outros. A instituição afirmou ainda que suspenderá em até três meses contratos de financiamento habitacional, desde que solicitados pelos mutuários, e dará suporte no acionamento do seguro habitacional.

Forte no agronegócio, o Banco do Brasil disse que produtores rurais dos municípios afetados também terão operações bancárias em andamento prorrogadas. Elas acontecerão de acordo com a necessidade e a manutenção dos encargos originais e haverá medidas simplificadoras, voltadas principalmente para os financiamentos da agricultura familiar, que dispensam até mesmo a apresentação de laudos individuais. Além disso, haverá um procedimento diferenciado para o acionamento dos seguros e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Publicidade

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a entidade e os bancos associados – Itaú, Bradesco, Santander (SANB11), BTG Pactual (BPAC11), Banco do Brasil e Caixa – doaram até agora R$ 6 milhões para auxiliar no socorro aos moradores do Rio Grande do Sul. Os bancos também abriram agências para recebimento de doações e reforçaram orientações às equipes de seguros das instituições para o atendimento da população local. As equipes das seguradoras ligadas a cada instituição foram reforçadas e a liberação das indenizações será facilitada.

Como outras empresas da Bolsa ajudam as vítimas no RS

As empresas se mobilizaram no mesmo sentido. A CVC (CVCB3) disponibilizou as mais de mil lojas em todo o Brasil para coleta de doações. Após arrecadação, a distribuição será feita por meio de uma parceria com a Azul (AZUL4), a Gol (GOLL4), Jamef Logística e Latam. A Ambev (ABEV3) anunciou a doação de 164 mil litros de água. A JBS (JBSS3) doou 2.600 cestas básicas.

A Latam também transportou gratuitamente para Porto Alegre uma equipe de especialistas em resgate da associação sem fins lucrativos Humus, além de equipamentos, para auxiliar nas buscas e salvamentos.

Criado para se mobilizar em emergências, o Movimento União BR está mobilizado para entregar bens essenciais nas áreas atingidas. Conta com o apoio do Instituto Helda Gerdau, Febraban, Vibra (VBBR3), Itaú Unibanco, Instituto Stone, seguradoras Zurich e Zurich Santander, Latam, Fedex, XP Inc., Ultragaz, Grupo Boticário, Ypê, Seguradora HDI, Esportes da Sorte, Instituto Far Hinode, Instituto Lojas Renner, BrazilFoundation, farmacêutica Vitamedic, VNP Advogados, Grupo Trigo, Fundação Gerações e Instituto Carisma. O Instituto da Criança é o gestor financeiro da campanha.

No ramo das telecomunicações, as operadoras Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3) também sofreram impactos das chuvas. Diante disso, elas habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma da redes disponível, automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessá-la.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ambev
  • Azul
  • Banco do Brasil
  • Bancos
  • Bradesco
  • Caixa Econômica
  • Claro
  • Crédito
  • CVC
  • Empresas
  • Gol (GOLL4)
  • Itaú
  • JBS
  • santander
  • vivo
Cotações
18/11/2025 14h04 (delay 15min)
Câmbio
18/11/2025 14h04 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Banco Master sofre liquidação e Daniel Vorcaro é preso: como reaver o dinheiro aplicado em CDBs?

  • 2

    Investia em CDB do Master? Veja o passo a passo para acionar o FGC e recuperar o seu dinheiro

  • 3

    Tesouro Nacional lança plataforma para monitorar investimentos em projetos sustentáveis

  • 4

    Mercado Pago lança CDB Black Friday com rendimento de 150% do CDI; veja como funciona

  • 5

    Rumo (RAIL3) tomba 8% no Ibovespa, mas corretoras mantêm recomendação de compra

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Logo E-Investidor
Homens também têm direito à pensão alimentícia paga pela ex-mulher?
Imagem principal sobre o Abono de permanência: como fazer a solicitação do benefício?
Logo E-Investidor
Abono de permanência: como fazer a solicitação do benefício?
Imagem principal sobre o Herança: o que acontece quando a pessoa não tem herdeiros?
Logo E-Investidor
Herança: o que acontece quando a pessoa não tem herdeiros?
Imagem principal sobre o 13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Logo E-Investidor
13º salário 2025: veja datas de pagamento, como calcular, regras na demissão e cuidados na Black Friday
Imagem principal sobre o Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Logo E-Investidor
Qual o consumo médio de uma geladeira ao longo do mês?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quem recebe nesta semana?
Imagem principal sobre o FGTS Rio Bonito do Iguaçu: veja passo a passo para solicitar
Logo E-Investidor
FGTS Rio Bonito do Iguaçu: veja passo a passo para solicitar
Imagem principal sobre o Famílias podem financiar casas mais caras do Minha Casa, Minha Vida; entenda
Logo E-Investidor
Famílias podem financiar casas mais caras do Minha Casa, Minha Vida; entenda
Últimas: Tempo Real
Bancos brasileiros e Pix enfrentam instabilidade em meio à falha global na rede da Cloudflare
Tempo Real
Bancos brasileiros e Pix enfrentam instabilidade em meio à falha global na rede da Cloudflare

A Cloudflare confirmou que sua rede global enfrenta instabilidade capaz de afetar múltiplos clientes

18/11/2025 | 12h59 | Por Pedro Lima
Hapvida (HAPV3) cai mais de 3% após recomprar ações e controlador ampliar participação
Tempo Real
Hapvida (HAPV3) cai mais de 3% após recomprar ações e controlador ampliar participação

Operadora reforça confiança no negócio e afirma que preços atuais representam oportunidade, mas mercado mantém pressão após tombo superior a 40% desde o balanço do 3T25.

18/11/2025 | 12h45 | Por Isabela Ortiz
Ibovespa futuro cai com liquidação do Master e prisão de Daniel Vorcaro
Tempo Real
Ibovespa futuro cai com liquidação do Master e prisão de Daniel Vorcaro

Em dia de agenda fraca, a Bolsa opera mais exposta ao cenário externo e à volatilidade das commodities. Veja o que esperar do pregão hoje (18)

18/11/2025 | 09h22 | Por Camilly Rosaboni
Sabesp (SBSP3) levanta R$ 5 bilhões em operação recorde para otimizar dívidas
Tempo Real
Sabesp (SBSP3) levanta R$ 5 bilhões em operação recorde para otimizar dívidas

Com essa captação, a Sabesp ultrapassa R$ 18 bilhões movimentados junto ao mercado em 2025

18/11/2025 | 08h25 | Por Elisa Calmon

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador