Alta da inadimplência e endividamento atinge patamar histórico. (Foto: Adobe Stock)
Um grupo de mais de 160 instituições financeiras abre amanhã (1º) um mutirão de renegociação de dívidas, em meio ao avanço recente da inadimplência no Brasil. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central do Brasil (BC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.
“A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira”, afirmou o diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Oliva.
Os consumidores poderão renegociar dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades. Serão oferecidas condições especiais, como parcelamento, desconto e redução dos juros. O mutirão se estenderá até o final de novembro.
Como participar do multirão de renegociação de dívidas
Os clientes poderão solicitar a repactuação da dívida diretamente com o banco participante ou pelo portal Consumidor.gov.br.
O processo também poderá contar com apoio presencial nos Procons que aderirem ao mutirão — embora, para pessoas superendividadas, seja necessário apresentar um plano de pagamento, de acordo com a Febraban.
A iniciativa periódica acontece em um cenário de crescentes dificuldades dos brasileiros para honrar compromissos financeiros, diante dos juros elevados.
Em setembro, a inadimplência saltou para 30,5% das famílias, o maior nível da série histórica iniciada em 2010, conforme apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).