Últimas notícias

Bancos mantêm visão positiva para real, mas sem esquecer fiscal e Fed

Avaliação vem mesmo depois da surpresa com a mais recente sinalização do banco central norte-americano

(Reuters) – Bancos estrangeiros mantiveram avaliações favoráveis ao real para o curto prazo, mesmo depois da surpresa com a mais recente sinalização do banco central norte-americano sobre futuro debate acerca de redução de estímulos, com o cenário de alta de juros no Brasil beneficiando a moeda doméstica.

O Barclays reiterou recomendação de compra do real pelo aumento da taxa de retorno em operações de arbitragem com taxa de juros (“carry trade”) e pelo alívio nas medidas de risco-país.

Em relatório assinado por vários profissionais da instituição, o Barclays lembra ainda “surpresas positivas” vindas dos indicadores econômicos brasileiros recentemente divulgados, o que levou o time de pesquisa econômica do banco a revisar a estimativa de crescimento do PIB brasileiro em 2021 de 3,2% para 4,3%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma economia mais aquecida pode dar impulso à inflação, o que por sua vez exigiria juros mais altos. Taxas mais elevadas significam mais retorno oferecido por instrumentos na moeda local.

Também o Citi disse estar com recomendação de compra de reais para a segunda quinzena de maio. Nesse caso, o “call” é parte de uma visão benigna mais ampla em relação a moedas emergentes e revela aposta de alta também para outras 13 divisas, entre as quais rand sul-africano, peso mexicano e peso colombiano.

Ainda nesta semana, o Bank of America relatou em pesquisa mensal que gestores da América Latina estão mais otimistas em relação à taxa de câmbio brasileira, apostando que o real terá o melhor desempenho regional nos próximos seis meses, com uma agora maioria vendo o dólar abaixo de 5,30 reais ao fim deste ano.

Entre bancos locais, o BTG Pactual avaliou que o real deverá seguir em valorização, beneficiado pela perspectiva de um ambiente mais favorável para a atividade econômica no segundo semestre e pela redução de medidas de risco. “O avanço das reformas e a consolidação da vacinação devem colaborar para a continuidade desse cenário de queda do risco e da volatilidade”, afirmaram economistas em relatório desta semana.