A Autoridade de Conduta Financeira (FCA, em inglês) do Reino Unido multou o Barclays (B1CS34) em 42 milhões de libras por não lidar adequadamente com riscos de crimes financeiros em dois casos separados, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira.
No primeiro caso, o Barclays falhou em checar informações suficientes para entender riscos de lavagem de dinheiro antes de abrir uma conta de cliente para a WealthTek, que não tinha permissão da FCA para receber dinheiro de clientes.
Já o segundo caso envolveu o gerenciamento inadequado desses mesmos riscos ao providenciar serviços bancários para a Stunt & Co., sem que o Barclays tivesse informações suficientes ou monitoramento apropriado para se relacionar com a empresa. De acordo com o órgão regulador, o banco britânico falhou em gerenciar riscos mesmo depois de saber sobre suspeitas de lavagem de dinheiro da Stunt & Co. por meio da Fowler Oldfield e de operações policiais em ambas as empresas.
O Barclays concordou em pagar voluntariamente 6,3 milhões de libras para clientes da WealthTek que tiveram um déficit no dinheiro que conseguiram recuperar, o que levou a uma redução na multa para 3,09 milhões de libras pela resolução rápida. No segundo caso, o banco britânico foi multado em 39,3 milhões de libras.
Após as notícias, a ação do Barclays (B1CS34) subia 0,95% em Londres, por volta das 9h30 (de Brasília).