O Barclays reiterou a sua projeção de crescimento de 1,0% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, com viés de baixa, após a divulgação dos dados do quarto trimestre na manhã de quinta-feira (02). No período, o PIB caiu 0,2%, mais do que indicava a mediana da pesquisa Projeções Broadcast (-0,1%).
Leia também
Em relatório, o economista para Brasil do banco britânico, Roberto Secemski, afirma que o desempenho da economia do País no quarto trimestre sugere arrefecimento do impulso criado pelo mercado de trabalho e pelos gastos do governo à atividade. Ao mesmo tempo, os impactos do aperto monetário na economia estão se materializando.
“Os efeitos defasados do ciclo de aperto monetário do Banco Central continuam se materializando, agora possivelmente reforçados pela inadimplência, em especial das famílias, e por uma série de dificuldades do crédito no setor corporativo, que estão fazendo os bancos serem mais seletivos em novos empréstimos”, afirma.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O economista destaca a expectativa de forte desempenho para a agropecuária no primeiro trimestre, devido às safras de soja e milho, mas destaca que o setor representa somente 7% do PIB. Secemski alerta ainda que o impulso da reabertura da economia chinesa pode ser compensado pelo aumento dos juros globais.