Tempo Real

BB Asset e JGP anunciam parceria focada na gestão de fundos sustentáveis

O objetivo é ampliar a oferta desse tipo de produto para investidores nacionais e estrangeiros, dizem as gestoras

BB Asset e JGP anunciam parceria focada na gestão de fundos sustentáveis
(Crédito: Shutterstock/Onchira Wongsiri/Reprodução)

A BB Asset, maior gestora de recursos do País, e a JGP, gestora de ativos independentes, anunciaram nesta segunda-feira (22) uma parceria estratégica focada na estruturação e gestão de fundos sustentáveis. Em comunicado, as gestoras informam que o acordo comercial se dá por meio de instrumento de dívida conversível em ações para a criação de uma nova gestora focada em fundos integrados e sustentáveis.

O objetivo da parceria, segundo as gestoras, é ampliar a oferta desse tipo de produto para investidores nacionais e estrangeiros. “As duas instituições acreditam que a parceria terá impacto significativo no setor de investimentos brasileiro, aumentando a captação no segmento ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa, em inglês), uma vez que já nasce com algumas estratégias consolidadas, como mandatos ativos de crédito, ações ESG e fundos dedicados ao financiamento de soluções baseadas em natureza”, descreve o comunicado.

Denísio Liberato, presidente executivo (CEO) da BB Asset, diz que a BB Asset tem um compromisso de ser um hub de investimentos com foco ambiental, social e de governança (ASG ou ESG, na sigla em inglês). “Diante da urgente necessidade de descarbonização dos portfólios e, tendo o Brasil todas as condições para se tornar um protagonista nesse cenário como ofertante natural de ativos para a transição ecológica, a união com a JGP representa um passo significativo. Estamos unindo forças para estabelecer um novo padrão em investimentos responsáveis”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Essa parceria impulsionará a Agenda 2030 do Banco do Brasil (BBAS3), cuja meta é superar R$ 20 bilhões em fundos de investimentos sustentáveis até 2030. Temos captado recursos ao redor do mundo para impulsionar projetos sustentáveis, diversos e inclusivos. E é nesse sentido que esta parceria fomenta o desenvolvimento social, econômico e ambiental em diversas regiões do País”, diz Tarciana Medeiros, presidente do BB.

Ao Broadcast Investimentos, as gestoras confirmaram que, inicialmente, toda a equipe de inteligência ESG da JGP será transferida para a nova estrutura e que as equipes de gestão da JGP prestarão apoio na criação de uma filosofia de investimentos exclusiva para a nova gestora, sem se transferirem. Alguns dos profissionais que estarão no dia a dia da operação são Márcio Correia e Alexandre Muller, gestores da JGP. José Pugas, líder de sustentabilidade da JGP, será transferido para a nova estrutura, juntamente com o time de inteligência ESG.