O BB Investimentos (BB-BI) avalia que o setor de siderurgia e mineração se destacou na Bolsa brasileira em dezembro, acompanhando a recuperação dos preços de minério de ferro e antecipando a entrega de bons resultados pelas companhias da indústria, especialmente aquelas cujos papéis ainda não precificavam a melhora da commodity nos meses anteriores, como CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5).
Leia também
Em relação à mineração, em dezembro, o PMI Industrial na China seguiu retraindo e indicou a continuidade do arrefecimento da atividade. “Embora os dados mais recentes de produção e consumo de aço no país asiático mostrem nova redução sequencial, as importações de minério tiveram ligeiro aumento e contribuíram para o incremento dos estoques da commodity”, comenta a analista Mary Silva.
O relatório destaca que os preços de minério de ferro continuaram em alta, refletindo a expectativa de novos estímulos à economia chinesa que possam puxar a demanda de aço. No Brasil, as exportações da commodity atingiram volume recorde mensal e a receita de vendas externas se aproximou do montante registrado em 2021.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já em siderurgia, os preços internacionais de aço voltaram a se elevar, principalmente nos EUA, em que a cotação da commodity encerrou 2023 com valorização de mais de 50% em relação ao fechamento do ano anterior.
No Brasil, os dados de preços ao produtor e confiança do empresário continuam indicando o enfraquecimento da indústria siderúrgica local. Apesar da melhora da produção de aço bruto, as vendas tiveram retração, tanto no mercado interno como as exportações. As importações também arrefeceram e se aproximaram do nível médio dos últimos 24 meses, se afastando do pico observado em setembro, diz o relatório do banco.