O BB Investimentos (BB-BI) avalia que o setor de siderurgia e mineração se destacou na Bolsa brasileira em dezembro, acompanhando a recuperação dos preços de minério de ferro e antecipando a entrega de bons resultados pelas companhias da indústria, especialmente aquelas cujos papéis ainda não precificavam a melhora da commodity nos meses anteriores, como CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5).
Em relação à mineração, em dezembro, o PMI Industrial na China seguiu retraindo e indicou a continuidade do arrefecimento da atividade. “Embora os dados mais recentes de produção e consumo de aço no país asiático mostrem nova redução sequencial, as importações de minério tiveram ligeiro aumento e contribuíram para o incremento dos estoques da commodity”, comenta a analista Mary Silva.
O relatório destaca que os preços de minério de ferro continuaram em alta, refletindo a expectativa de novos estímulos à economia chinesa que possam puxar a demanda de aço. No Brasil, as exportações da commodity atingiram volume recorde mensal e a receita de vendas externas se aproximou do montante registrado em 2021.
Já em siderurgia, os preços internacionais de aço voltaram a se elevar, principalmente nos EUA, em que a cotação da commodity encerrou 2023 com valorização de mais de 50% em relação ao fechamento do ano anterior.
No Brasil, os dados de preços ao produtor e confiança do empresário continuam indicando o enfraquecimento da indústria siderúrgica local. Apesar da melhora da produção de aço bruto, as vendas tiveram retração, tanto no mercado interno como as exportações. As importações também arrefeceram e se aproximaram do nível médio dos últimos 24 meses, se afastando do pico observado em setembro, diz o relatório do banco.