Vice-presidente para Estabilidade Financeira do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Jon Cunliffe afirmou hoje que há crescentes evidências de que a inovação tecnológica que temos visto nos mercados de criptoativos “oferecem pelo menos a possibilidade de uma grande transformação na infraestrutura do mercado financeiro” em geral. Isso poderia levar a “benefícios significativos”, mas há também “riscos importantes, que precisam ser gerenciados, e áreas nas quais a infraestrutura pública teria de se desenvolver”.
Leia também
Cunliffe vê como importante, nesse contexto, o envolvimento próximo entre o setor privado e o público, a fim de se garantir os benefícios e gerenciar os riscos. Ele tratou do tema durante conferência da Association for Financial Markets in Europe (AFME), em Londres.
O dirigente lembrou que há avaliação entre reguladores de que os criptoativos e as plataformas desse segmento traziam riscos importantes, mas não representavam riscos para o sistema financeiro mais amplo. Segundo ele, porém, o maior impacto no sistema financeiro pode se dar pela transferência de tecnologias desenvolvidas no mundo cripto para o “real”, nas negociações, compensações, registro e liquidações dos ativos “reais”, além do pagamento pelas “coisas reais”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com isso, Cunliffe destacou a importância de se refletir sobre o impacto potencialmente grande das tecnologias de criptoativos nessas etapas. Há oportunidades evidentes nessa frente, segundo ele, mas é preciso garantir “governança robusta” para evitar problemas.