Últimas notícias

BCE: estresse climático estima perdas de bancos em 70 bilhões de euros

Teste do BCE aponta que maioria dos bancos ainda não incorporou riscos climáticos em suas estruturas de teste

Sede do BCE em Frankfurt 21/01/2015. REUTERS/Kai Pfaffenbach

Por Sergio Caldas – Um salto repentino nos preços de carbono e riscos de enchentes e secas levariam os maiores bancos da zona do euro a sofrer perdas de pelo menos 70 bilhões de euros, segundo relatório divulgado pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta sexta-feira.

Em seu primeiro teste de estresse climático, o BCE admite, porém, que subestimou significativamente as possíveis perdas dos 41 bancos envolvidos, uma vez que o cálculo se baseia apenas em riscos de crédito e mercado e não leva em consideração efeitos indiretos, como uma desaceleração econômica.

O teste do BCE também aponta que a maioria dos bancos da zona do euro ainda não incorporou riscos climáticos de maneira suficiente em suas estruturas de teste de estresse e modelos internos. Presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Andrea Enria diz no documento que os bancos da região “precisam, urgentemente, intensificar os esforços para medir e lidar com riscos climáticos”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos