Bitcoin cai 1,11% após corte de juros de 0,25 p.p. pelo Fed; traders projetam até três reduções em 2025 em meio a temores de inflação nos EUA. (Imagem: Adobe Stock)
O bitcoin operou em queda nesta quarta-feira (17), após o esperado anúncio de corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), desfecho que já estava precificado pelos mercados. Outras criptomoedas, como o ethereum, o XRP e o tether também apresentaram baixas.
Aproximadamente às 16h de Brasília, o bitcoin operava em baixa de 1,11%, a US$ 115.360, enquanto o ethereum tinha recuo de 0,24%, a US$ 4.465,46, segundo a plataforma Coinbase. O XRP também operava em baixa e o tether estava estável.
Apesar da medida ser vista como positiva pelo mercado, já que juros mais baixos tornam os ativos de risco, como as criptomoedas, mais atrativos, existe também uma preocupação com a taxa de inflação, que subiu e segue alta. De acordo com a CIBC Capital Markets, o FOMC está dividido, com uma “clara apreensão em gerenciar uma perspectiva estagflacionária”.
Com a confirmação da decisão de política monetária, investidores esperam novos cortes ainda este ano. De acordo com a ferramenta FedWatch, da CME, os traders veem uma chance de 71% de três cortes de 0,25 pontos percentuais até o fim deste ano.
De acordo com análise do Brown Brothers Harriman, a decisão do Fed vai fazer com que o dólar caia ainda mais em relação às outras moedas fortes, além de ocasionar um impulso nos investimentos de maior risco.
Para Samer Hasn, analista da XS.com, novas altas podem acontecer em um futuro próximo, com as criptomoedas tentando “se libertar da profunda fase corretiva que dominou as últimas semanas”.