Em seu discurso, Trump não mencionou diretamente o setor de criptomoedas. Ao longo de sua fala, o republicano anunciou medidas de militarização e fechamento da fronteira com o México, disse que passaria a tratar os cartéis de drogas como organizações terroristas e voltou a repetir que tomaria o Canal do Panamá. Também se comprometeu a assegurar a paz no mundo, além de ampliar a riqueza e o território americanos. “A era dourada da América começa agora”, disse.
Trump ainda reafirmou seu compromisso de promover uma ampla reforma no sistema de comércio internacional. O republicano reiterou a intenção de impor tarifas a países estrangeiros com o objetivo de “enriquecer os americanos” e anunciou o plano de criar um Serviço de Receita Externa, equivalente à Receita Federal, com a finalidade de arrecadar os tributos aplicados sobre as importações.
Para Paula Zogbi, gerente de research e head de conteúdo da Nomad, o discurso de Trump trouxe temas amplamente esperados e deixou outros sem grandes esclarecimentos. “Um dos tópicos mais aguardados, relacionado às amplas tarifas de importação prometidas em campanha e fonte de estresse nos mercados recentemente, não foi protagonista do discurso de posse”, diz. “Ele mencionou que os EUA irão rebalancear o comércio exterior cobrando impostos de países estrangeiros, mas fez poucos acenos a tarifas pagas por americanos sobre bens e produtos importados.”
O novo presidente deve assinar até 100 decretos executivos nas próximas horas, em suas primeiras ações após a cerimônia de posse ocorrida no Capitólio, em Washington D.C. Os decretos serão direcionados às políticas de imigração, transição energética e programas de diversidade do governo federal.
Criptomoeda de Trump também cai
Na tarde desta segunda-feira, a $TRUMP, memecoin de Trump, tomba 35,12% a R$ 42,48, depois de chegar a disparar 442% em sua estreia. O republicano anunciou o lançamento da $TRUMP em suas redes sociais na noite de sexta-feira (17). “É tempo de celebrar tudo aquilo pelo qual lutamos: vencer!”, escreveu na sua conta do X.
A esposa do presidente eleito, Melania Trump, também lançou um token, o $MELANIA, no domingo (19). A criptomoeda agora derrete 21,72% cotada a US$ 5,72. Criado na rede de blockchain Solana, o ativo é descrito em seu site oficial como uma criptomoeda colecionável e, por essa razão, não deve ser vista como um investimento. O site destaca ainda que a moeda digital não possui relação com nenhuma campanha política, cargo político ou agência governamental.