Últimas notícias

BofA: BC deve reduzir ritmo de aperto diante de alívio inflacionário

Evidências de desaceleração do crescimento econômico também pesaria na decisão

BofA: BC deve reduzir ritmo de aperto diante de alívio inflacionário
(Foto: REUTERS/Shannon Stapleton)

O Bank of America espera que sinais de alívio na frente inflacionária e evidências de desaceleração do crescimento econômico levem o Banco Central do Brasil a reduzir a dose de aperto monetário já na próxima reunião do Copom, em fevereiro.

David Beker, chefe de economia no Brasil e estratégia para América Latina do BofA, disse a jornalistas nesta quarta-feira que o credor privado acredita que a inflação ao consumidor brasileiro atingiu seu pico em novembro, quando o IPCA registrou alta de 10,74% em 12 meses.

“Embora o Banco Central tenha dito que vai fazer mais uma elevação de 150 pontos-base, a gente acredita que a evolução do cenário até lá vai permitir ao BC já reduzir a intensidade para aumento de 100 pontos-base em fevereiro”, afirmou Beker, prevendo taxa Selic de 10,75% ao ano ao fim do atual ciclo de aperto monetário.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Atualmente, os juros básicos estão em 9,25% ao ano, após elevação de 1,5 ponto percentual na última reunião do Comitê de Política Monetária na semana passada.

Para o IPCA, a expectativa do BofA é de taxa em 12 meses de 10,1% ao fim de 2021 e de 5,0% em 2022 –teto da meta do ano que vem, de 3,5% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

“Haverá desinflação, mas não será o suficiente para trazer inflação para perto do centro da meta, o que, na nossa visão acontece somente no ano seguinte.” O BofA espera alta de 3,5% dos preços ao consumidor ao fim de 2023, ano cuja meta é de 3,25%.

Além da percepção de que o IPCA em 12 meses deve arrefecer adiante, Beker afirmou que uma forte desaceleração econômica prevista para o ano que vem também será um fator determinante para o Banco Central na decisão de desacelerar a alta dos juros.

O BofA espera que o crescimento do Brasil registre expansão de 4,9% em 2021 e desacelere para 1,1% em 2022, com riscos baixistas para a projeção.

Publicidade

Embora a taxa prevista pelo BofA para o ano que vem represente piora expressiva ante o ano anterior, ainda é bem mais otimista do que a mediana das projeções na mais recente pesquisa Focus do BC, que aponta para expansão do PIB de 4,65% em 2021 e de apenas 0,5% em 2022.

Beker disse que a visão mais promissora do BofA reflete expectativa de alguma melhora no setor de serviços, que tem um peso importante na economia. “E a gente não pode esquecer que houve muita concessão que foi feita nos últimos anos que gera um ‘pipeline’ (canalização) de investimentos”, acrescentou.

Ainda assim, o ano que vem trará “um mundo desafiador”, principalmente sob a ótica de países emergentes, segundo Beker, devido ao processo de contenção da liquidez e aumentos de juros nos Estados Unidos, o que “cria uma dificuldade em termos de apreciação de moedas de mercados emergentes”.

Além disso, no Brasil, as eleições presidenciais representarão fortes incertezas, já que provavelmente atrapalharão o andamento de reformas vistas pelos participantes do mercado financeiro como essenciais, em meio ainda a uma deterioração na credibilidade fiscal do Brasil.

Sobre essa frente, Beker afirmou que o que mais gera preocupação sobre a saúde das contas públicas é que “temos um Orçamento muito rígido, temos uma dificuldade de fazer cortes (de gastos) e temos reformas pendentes; a administrativa, por exemplo, está atrasada”.

Publicidade

Ele também afirmou que uma combinação de crescimento baixo no futuro com juros mais altos também são motivo de receio, uma vez que levaria a dificuldades na estabilização da relação dívida/PIB.

“A visão do mercado é de que teve um enfraquecimento da estrutura fiscal. Nosso risco fiscal, no limite, vai depender muito do resultado eleitoral e qual vai ser a agenda do novo presidente”, disse Beker.