O Bank of America (BofA) reiterou recomendação de compra para a ação da Petrobras (PETR4) após a divulgação dos dados operacionais do quarto trimestre de 2024.
Os analistas Caio Ribeiro, Leonardo Marcondes e Nicolas Barros destacaram a queda de 3% na produção de petróleo no pré-sal, em 1,76 milhão de barris por dia, devido à parada para manutenção no campo de Búzios (RJ). Eles ressaltam que a entrada em operação dos FPSOs Sepetiba, Maria Quitéria e Marechal Duque de Caxias não foi suficiente para compensar a parada.
A produção total de petróleo e gás ficou dentro das metas estabelecidas no Plano Estratégico 2024-2028 da companhia, atingindo 2,628 milhões de barris por dia (Mboed). Os analistas também atentam para o estabelecimento de novos recordes anuais de produção própria total e produção operada no pré-sal, em 2,2 Mboed e 3,2 Mboed, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os menores volumes no segmento de gás e energia se deram em razão da crescente participação de outros agentes no mercado e à menor demanda do segmento não termelétrico, observam os analistas, em relatório. A venda de gás natural atingiu 48 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), o que representa uma queda de 4% em relação ao terceiro trimestre de 2024. Já a de eletricidade foi de 942 megawatts-médios, uma queda de 12,5% em relação ao trimestre anterior, embora 23,9% maior em comparação anual.
Com isso, o banco reitera compra da ação, apontando que a decisão de aumentar os preços do diesel demonstra uma melhora na governança corporativa da Petrobras. A projeção é que a ação seja negociada a três vezes o valor da empresa e seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, o Ebitda (EV/Ebitda).