Os mercados acionários da Ásia não tiveram direção única, nesta terça-feira. A Bolsa de Tóquio não operou, por causa de feriado no Japão, enquanto nas praças chinesas houve alta em Xangai, mas queda similar em Shenzhen.
Leia também
Na China, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,20%, em 3.589,09 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, recuou 0,21%, para 2.520,37 pontos. A Oanda diz que a política de “prosperidade comum” pesa sobre as ações locais e que as ações chinesas devem continuar a exibir “um mercado desafiador em 2022”. Companhias de carvão chinesas se saíram bem hoje no mercado acionário, com aumento na produção, e as de energias renováveis em geral recuaram.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou com queda de 1,20%, em 24.651,58 pontos. O papel do Alibaba Group negociado na praça local teve baixa de 3%, encerrando o dia em seu mínimo recorde. A expectativa para o preço da ação foi reduzida pela UOB, com expectativas de que o quadro regulatório da China seja um vento contrário no balanço da empresa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Coreia do Sul, o índice Kospi registrou queda de 0,53%, em 2.997,33 pontos. Seul monitorou o noticiário da indicação do presidente dos EUA, Joe Biden, para que o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, siga no posto, com expectativa de elevação dos juros em 2022 nos EUA pelo mercado. Entre os setores, internet, montadoras, biotecnologia e eletrônicos estiveram entre as baixas.
Em Taiwan, o índice Taiex fechou em baixa de 0,77%, em 17.666,12 pontos.
Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 teve alta de 0,78%, para 7.410,60 pontos. Papéis de mineradoras e do setor de energia se beneficiaram da alta dos preços das commodities. Bancos também se saíram bem, recuperando-se após recuo no pregão anterior.
* Com informações da Dow Jones Newswires
Publicidade