Publicidade

Tempo Real

Bolsa amplia horário de funcionamento a partir de novembro; confira o novo expediente

Mudança na grade horária das negociações acompanha o fim do horário de verão nos Estados Unidos

Bolsa amplia horário de funcionamento a partir de novembro; confira o novo expediente
Fachada da B3, a Bolsa de Valores brasileira. Foto: Werther Santana/Estadão

Os horários de negociação da Bolsa de Valores serão alterados a partir de 4 de novembro, após o término do horário de verão nos Estados Unidos. A mudança foi informada em ofício publicado pela operadora B3 na terça-feira (8).

A hora de abertura do Ibovespa não mudará. O principal índice de ações continuará abrindo às 10h. No entanto, o horário de fechamento passará das 17h para as 17h55. Para o mercado de ações, não haverá sessão de after market, exceto na data de vencimento de opções.

O horário das 17h às 17h55 também vale para as negociações de Brazilian Depositary Receipts (BDRs, título emitido no Brasil que representa uma ação de companhia aberta sediada no exterior) e fundos de investimentos. Para os Exchange Traded Funds (ETFs, fundos negociados na Bolsa) de renda fixa, a abertura ocorrerá às 10h, com encerramento às 16h55. Já para os ETFs de renda variável, o início das negociações ocorrerá às 10h05, com finalização às 17h55. Já no mercado a termo, os negócios vão ocorrer entre 10h e 18h25 a partir de 4 de novembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o mercado de derivativos, as grades horárias variam a depender dos ativos. Quanto aos contratos futuros e de opções e operações estruturadas referenciados em commodities, o horário passa a ser das 9h às 16h ou 16h20, variando conforme cada contrato.

Já para os contratos futuros e de opções e operações estruturadas referenciadas em índices de ações, a negociação se iniciará às 9h e será finalizada entre 18h e 18h30 (a depender do ativo). Por fim, para contratos futuros e de opções e operações estruturadas referenciadas em dólar comercial, o horário será das 9h às 18h30 em todos os casos.

Essa adaptação de horários, segundo a B3, operadora da Bolsa de Valores brasileira, é feita para garantir que os investidores acompanhem o mercado de forma contínua, sem interrupções provocadas pelo fim do horário de verão nos Estados Unidos.