As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta segunda-feira, em meio a temores sobre a perspectiva de mais aumentos de juros agressivos nos EUA e após a Rússia lançar uma série de ataques em cidades da Ucrânia.
Leia também
Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,31%, a 390,47 pontos.
Investidores na Europa seguem evitando ações, após dados sólidos do mercado de trabalho dos EUA reforçarem a percepção de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) continuará elevando juros de forma acelerada para combater pressões inflacionárias.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A perspectiva de mais aperto monetário nos EUA derrubou as bolsas de Nova York na sexta-feira (07) e pesam nos futuros de Wall Street hoje. A guerra russo-ucraniana também desestimula o apetite por risco. Nas últimas horas, forças russas lançaram ataques em várias cidades ucranianas, inclusive na capital, Kiev, na ofensiva mais intensa desde o início da invasão, após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusar os ucranianos de “ataque terrorista” contra uma importante ponte que ligava o território russo à península anexada da Crimeia. Neste contexto, ficou em segundo plano decisão do Banco da Inglaterra (BoE) de intensificar compras de Gilts, em nova tentativa de estabilizar os mercados financeiros britânicos.
Em dia sem indicadores na agenda, a atenção vai se voltar mais tarde para comentários de dirigentes do Fed e do Banco Central Europeu (BCE). No radar também está a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington.
Às 6h47 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,20%, a de Paris recuava 0,27% e a de Milão cedia 0,04%. Já as de Madri e Lisboa tinham perdas de 0,05 e 0,77%, respectivamente. Exceção, a Bolsa de Frankfurt ensaiava recuperação e subia 0,40%. No mesmo horário, os índices futuros de Nova York caíam em torno de 0,05% a 0,20%.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Publicidade