Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em queda, em meio ao temor de recessão global

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em queda de 1,06%, em 6885,23 pontos

Bolsas da Europa fecham em queda, em meio ao temor de recessão global
Notas de dólar e de euro (Foto: Evanto Elements)

Os mercados acionários da Europa fecharam em queda, com a continuidade da deterioração do sentimento de risco, em meio a novos temores de recessão na economia global, diante da escalada da guerra na Ucrânia e do aperto monetário pelos bancos centrais ao redor do mundo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou suas projeções para a economia mundial em 2023 e passou a prever recessão na Alemanha e na Itália, além da Rússia. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisas da instituição Pierre-Olivier Gourinchas a economia global caminha para “águas turbulentas” e, especificamente na Europa, o inverno europeu de 2022 “deve ser desafiador”, mas acrescentou que o inverno de 2023 “pode ser pior”. Apesar desse cenário, a autoridade recomendou que os bancos centrais “mantenham o passo” no aperto monetário em andamento.

Economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, afirmou nesta terça-feira que, nas próximas reuniões, a instituição pretende elevar as taxas de juros para níveis que assegurem o retorno oportuno da inflação à meta de médio prazo de 2%. “Esperamos aumentar ainda mais as taxas de juros para amortecer a demanda e nos proteger contra os riscos de um aumento persistente nas expectativas de inflação”. No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE) anunciou hoje mais uma medida para tentar conter o que considera riscos de “disfunções”: a autoridade passará a comprar Gilts indexados. Gourrinchas alertou hoje que “tem ocorrido turbulências em alguns segmentos” dos mercados britânico.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Grupo dos Sete (G7) reafirmou hoje seu apoio à Ucrânia e disse que continuará a impor custos econômicos à Rússia.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em queda de 1,06%, em 6885,23 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX baixou 0,43%, a 12220,25 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 recuou 0,13%, a 5833,20 pontos. Ações da Renault caíram mais de 2%, após a empresa anunciar que sua parceira Nissan deixará o mercado russo, numa decisão que causará um impacto estimado em 331 milhões de euros no balanço da montadora francesa durante o segundo semestre do ano. O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, registrou queda de 0,87%, a 20730,50 pontos. Em Madri, o índice IBEX 35 recuou 0,75%, a 7357,90 pontos.Já na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 fechou em queda de 0,46%, em 5288,80 pontos. As cotações são preliminares.

Web Stories

Ver tudo
<
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
Como investir em vinho? Confira as melhores dicas
>