Últimas notícias

Bolsas da Ásia fecham mistas, após Xi prometer estímulos

O japonês Nikkei garantiu alta apenas marginal em Tóquio nesta quinta, de 0,08%

Bolsas da Ásia fecham mistas, após Xi prometer estímulos
Investidores em frente a quadro eletrônico mostrando informações sobre o mercado acionário, em Xangai, China – Ásia 15/02/2016 REUTERS/Aly Song

Por Sergio Caldas – As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira, com as da China e de Hong Kong sustentadas por promessas de mais apoio à economia chinesa e outras pressionadas por crescentes riscos de recessão nos EUA.

Na China continental, o índice acionário Xangai Composto subiu 1,62%, a 3.320,15 pontos, interrompendo sequência de três pregões negativos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2,08%, a 2.164,01 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve ganho de 1,26%, a 21.273,87 pontos. Ontem, o presidente chinês, Xi Jinping, reiterou o compromisso de ampliar esforços para que a segunda maior economia do mundo cumpra metas estabelecidas para este ano, inclusive a de crescer 5,5%, e minimizar os impactos da pandemia de covid-19.

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei garantiu alta apenas marginal em Tóquio nesta quinta, de 0,08%, a 26.171,25 pontos, graças ao bom desempenho de ações de seguradoras, mas o sul-coreano Kospi caiu 1,22% em Seul, a 2.314,32 pontos, arrastado por papéis dos setores de transporte marítimo e de construção, e o Taiex recuou 1,12% em Taiwan, a 15.176,44 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Preocupações de que os EUA possam entrar em recessão, diante da disparada da inflação no país e da postura mais agressiva do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no aumento de juros, limitam o apetite por risco na região asiática.

Em testemunho no Senado americano, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse ontem ser possível apertar a política monetária sem causar recessão, mas admitiu a possibilidade de uma contração econômica. Hoje, Powell fala na Câmara dos Representantes.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul hoje, com a ajuda de ações financeiras e de tecnologia e consumo. O S&P/ASX 200 avançou 0,31% em Sydney, a 6.528,40 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires