Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Ásia fecham em viés negativo, com techs sob pressão

Guinada de BCs contra inflação em direção a um modelo de política monetária menos relaxada pesou

Bolsas da Ásia fecham em viés negativo, com techs sob pressão
Resultados das principais bolsas da Ásia. Reuters/Aly Song

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira (17), com ações do setor de tecnologia sob particular pressão, após uma semana que marcou a guinada de bancos centrais de economias desenvolvidas em direção a um modelo de política monetária menos relaxada, em meio à escalada da inflação.

Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pavimentou o caminho para a virada hawkish dos BCs ao anunciar a aceleração do processo de retirada de estímulos. Ontem, Banco da Inglaterra (BCE) aumentou a taxa básica de juros em 15 pontos-base, a 0,25%. Já o Banco Central Europeu (BCE) confirmou que encerrará o programa emergencial de compras de ativos em março de 2022.

Hoje, foi a vez de Banco do Japão (BoJ) de começar a terminar instrumentos monetários que forneceram apoio à economia durante a pandemia. A instituição manteve juros inalterados, porém informou que as compras de títulos corporativos acabará também em março do próximo ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, buscou garantir que a medida não representa um aperto da política monetária, mas o mercado reagiu com aversão ao risco. Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,79%, a 28.545,68 pontos.

Em Hong Kong, a forte desvalorização das empresas de tecnologia levou o Hang Seng a perder 1,20%, a 23.192,63 pontos. O subíndice do setor tecnológico cedeu 2,43%, na mínima histórica de 5.680,47 pontos.

Na China continental, Xangai baixou 1,16%, a 3.632,36 pontos, enquanto Shenzhen, menos abrangente, caiu 1,41%, a 2.523,15 pontos.

No radar, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos proibiu ontem que pessoas e entidades do país negociem títulos de oito empresas de tecnologia chinesas, sob alegação de que elas contribuem para a repressão da etnia islâmica Uigur na região autônoma de Xinjiang.

Publicidade

Na Coreia do Sul, o índice Kospi, de Seul, ganhou 0,38%, a 3.017,73 pontos, na máxima do dia. Em Taiwan, o Taiex teve variação positiva de 0,15%, a 17.812,59 pontos. Na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, aumentou 0,11%, a 7.304,00 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>