As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira (19), ainda em meio a expectativas de que os Estados Unidos chegarão a um acordo sobre o teto de sua dívida.
Leia também
O índice japonês Nikkei subiu 0,77% em Tóquio hoje, a 30.808,35 pontos, atingindo o maior patamar desde agosto de 1990, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 0,89% em Seul, a 2.537,79 pontos, em seu quinto pregão consecutivo de ganhos, e o Taiex registrou alta de 0,45% em Taiwan, a 16.174,92 pontos.
Na China continental, por outro lado, os mercados ficaram mistos, pressionados por recentes dados mostrando que a recuperação da segunda maior economia do mundo perdeu força. O Xangai Composto recuou 0,42%, a 3.283,54 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto teve modesto avanço de 0,12%, a 2.031,10.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em Hong Kong, o Hang Seng também contrariou o viés positivo da região asiática e caiu 1,40%, a 19.450,57 pontos, pressionado por ações de tecnologia.
O presidente dos EUA, Joe Biden, que está no Japão para participar de reunião de cúpula de líderes do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo), vem demonstrando confiança de que chegará a um acordo com a oposição republicana para elevar o teto da dívida federal e evitar uma situação de calote.
Já o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy, sinalizou ontem que um eventual projeto de lei sobre a questão do teto poderá ir à votação na próxima semana.
Ontem, as bolsas de Nova York encerraram os negócios em alta pelo segundo dia consecutivo, apoiadas pelo otimismo de que o atual impasse em Washington será superado.
Publicidade
Na Oceania, o mercado australiano ficou no azul hoje, com a ajuda de ações financeiras. O S&P/ASX 200 avançou 0,59% em Sydney, a 7.279,50 pontos.
*Com informações da Dow Jones Newswires