Últimas notícias

Bolsas da Ásia fecham mistas com Oriente Médio no radar

índice japonês Nikkei liderou os ganhos na Ásia, ao voltar de um feriado

Bolsas da Ásia fecham mistas com Oriente Médio no radar
Telão em Xangai mostra flutuações dos mercados acionários 06/01/2021 REUTERS/Aly Song

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira, com algumas favorecidas pelo avanço de Wall Street ontem e outras pressionadas pelas incertezas do conflito entre Israel e palestinos. O índice japonês Nikkei liderou os ganhos na Ásia, ao voltar de um feriado com alta de 2,43% em Tóquio, a 31.746,53 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 0,84% em Hong Kong, a 17.664,73 pontos, e o Taiex registrou ganho de 0,41% em Taiwan, a 16.520,57 pontos.

Ontem, as bolsas de Nova York encerraram os negócios com ganhos, revertendo queda de mais cedo, após um dirigente do Federal Reserve (Fed) sugerir que o banco central dos EUA poderá deixar seus juros inalterados em novembro, uma vez que o recente salto nos rendimentos dos Treasuries de longo prazo pode estar ajudando a esfriar a inflação sem a necessidade de aperto monetário.

Na China continental, por outro lado, o dia foi de perdas, em meio a temores persistentes sobre o ritmo de crescimento da segunda maior economia do mundo e tensões geopolíticas ligadas ao conflito que eclodiu entre Israel e Gaza no fim de semana. O Xangai Composto recuou 0,70%, a 3.075,24 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,38%, a 1.901,33 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Kospi ficou igualmente no vermelho em Seul hoje, também na volta de um feriado, com queda de 0,26%, a 2.402,58 pontos. Em contraste com o desempenho positivo do Hang Seng, a ação da Country Garden sofreu um tombo de 4,48% em Hong Kong, após a incorporadora chinesa alertar que não terá condições de honrar pagamentos de dívida em meio a vendas fracas.

Na Oceania, a bolsa australiana foi favorecida por Wall Street e animadores dados locais sobre confiança do consumidor, garantindo o maior avanço diário em quase um mês. O S&P/ASX 200 teve alta de 1,01% em Sydney, a 7.040,60 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires