Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Ásia: balança comercial da China força quedas no continente; só um mercado se salva

Incorporadoras ficaram sob pressão no mercado acionário chinês diante de notícia de calote

Bolsas da Ásia: balança comercial da China força quedas no continente; só um mercado se salva
Área de compras em Xangai, China 05/05/2021. Foto: Aly Song/ Reuters

Os mercados acionários da Ásia não apresentaram sinal único nesta terça-feira (8), mas o quadro negativo predominou. Na China, Xangai registrou queda após números da balança comercial do país mais fracos que o previsto e com incorporadoras locais ainda em foco, enquanto a Bolsa de Tóquio exibiu ganho modesto.

A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,25%, em 3.260,62 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,33%, a 2.051,03 pontos. Dados oficiais mostraram mais cedo que as exportações e as importações chinesas caíram mais que o esperado em julho. Na avaliação do Nomura, os mercados aparentemente se mostravam muito otimistas nas últimas semanas ao superestimar o apoio político de Pequim e subestimar as pressões de baixa na economia local.

As incorporadoras ficaram sob pressão no mercado acionário chinês, com China Vanke em baixa de 1,0% e Gemdale Corp em queda de 3,3% diante de notícias de que a Country Garden deixou de pagar dois cupons denominados em dólar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de 1,81%, em 19.184,17 pontos, também com dados modestos da balança comercial da China em foco. Há expectativas no mercado local pelos números de inflação chineses, que saem amanhã. Incorporadoras também estiveram sob pressão em Hong Kong, ao lado de varejistas. O papel da Country Garden recuou 14%, Country Garden Services caiu 10% e Longfor, 4,8%.

Quem se salvou

Na Bolsa de Tóquio, o Nikkei fechou em alta de 0,38%, em 32.377,29 pontos. Os ganhos de ontem em Nova York colaboraram, bem como a fraqueza do iene, que tende a ajudar os resultados de exportadoras japonesas. Entre os destaques, Meiji Holdings subiu 10,5%, Kawasaki Kisen Kaisha subiu 5,8% e Tokyo Gas, 4,5%.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi registrou baixa de 0,26% em Seul, em 2.573,98 pontos, na sua quinta queda consecutiva. A balança comercial da China influenciou, com ações de internet, varejo e microchips entre as quedas. Hyundai Department Store registrou baixa de 6,3% após balanço pior que o previsto para o segundo trimestre e a fabricante de microchips SK Hynix perdeu 2,7%.

Em Taiwan, o índice Taiex fechou em queda de 0,70%, em 16.877,07 pontos.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice S&P/ASX 200 registrou alta de 0,03%, em 7.311,10 pontos. A praça australiana chegou a subir mais, porém perdeu fôlego depois dos dados da China, importante parceira comercial.

Publicidade

* Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>