As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta segunda-feira, ensaiando se recuperar de robustas perdas da semana passada, quando foram pressionadas por temores de que aumentos de juros levem a economia global a uma recessão.
Por volta das 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,37%, a 426,30 pontos, depois se sofrer queda de quase 3,3% na última semana, a maior desde setembro.
A tentativa de recuperação na Europa vem após as ações locais caírem na esteira de elevações de juros no continente e nos EUA. Ao longo da semana passada, o americano Federal Reserve (Fed), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) e o suíço SNB aumentaram suas principais taxas de juros em 50 pontos-base.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Também há sinalização de que o aperto monetário prosseguirá em 2023. Mais cedo, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, disse durante fórum em Madri que a instituição não sabe quando irá parar de elevar juros.
Da Alemanha, por outro lado, veio um pequeno alento hoje. O chamado índice Ifo de sentimento das empresas alemãs subiu pelo terceiro mês seguido em dezembro, para 88,6 pontos, superando expectativas e atingindo o maior nível desde agosto.
Às 6h58 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,36%, a de Frankfurt avançava 0,41% e a de Paris se valorizava 0,51%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,38%, 0,43% e 0,29%, respectivamente.