Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta com foco em vacina e dados, mas temor de lockdown reduz ganhos

  • O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com ganho de 0,67%, em 401,69 pontos

(Estadão Conteúdo) – As bolsas da Europa fecharam o primeiro pregão de 2021 em alta, com o foco dos investidores em indicadores de atividade econômica e na campanha de vacinação contra a covid-19. Novas restrições em países do continente para conter o avanço do coronavírus, porém, levaram a uma redução nos ganhos dos índices acionários.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com ganho de 0,67%, em 401,69 pontos. No Reino Unido, começou a ser aplicada a vacina contra a covid-19 produzida pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade Oxford. Por outro lado, o governo do premiê Boris Johnson caminhava para impor restrições mais duras à circulação, diante de novo avanço recente dos casos da doença e com uma cepa mais contagiosa do vírus circulando pelo país. O risco de lockdown mais restrito retirou impulso do mercado local.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 1,72%, em 6.571,88 pontos. O JPMorgan já alertava, em relatório mais cedo, que a cepa mais contagiosa era um fator importante no Reino Unido e que o país caminhava para mais um lockdown. O banco nota que, embora a vacinação local tenha começado, o ritmo dela é longe do suficiente para mitigar o impacto dessa nova variante do vírus. Indicadores também estiveram no radar, apoiando as primeiras horas do pregão.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria da zona do euro subiu à máxima desde maio de 2018, enquanto o da Alemanha tocou máxima desde fevereiro de 2018. No Reino Unido, o mesmo dado atingiu o maior nível em três anos. Na Alemanha, havia expectativa de extensão em bloqueios até o fim de janeiro, segundo a imprensa local.

O país tem enfrentado aumento no número de casos, na contagem oficial. Em Frankfurt, o índice DAX terminou em alta de 0,06%, em 13.726,74 pontos. Em Paris, o índice CAC 40 mostrou ganho de 0,68%, a 5.588,96 pontos. A ação da Peugeot subiu 1,70%, após acionistas da empresa e da Fiat Chrysler terem aprovado a fusão das duas montadoras. Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB terminou em alta de 0,37%, em 22.315,87 pontos.

O índice IBEX 35, da Bolsa de Madri, avançou 0,32%, a 8.099,20 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 teve ganho de 1,93%, a 4.993,00 pontos.