Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em queda, com petróleo no radar

(Estadão Conteúdo) – Os mercados acionários da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, em um dia marcado pela divulgação de dados fracos na Alemanha e Estados Unidos. Os investidores também seguem atentos à movimentação do petróleo, que teve baixa acentuada no dia seguinte ao cancelamento de uma reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).

O índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 0,52%, aos 455,98 pontos.

Entre as bolsas com maior recuo no Velho Continente, está a de Frankfurt, cujo índice DAX teve queda de 0,96%, a 15.511,38 pontos. Mais cedo, foram divulgados dados fracos da Alemanha. As encomendas à indústria caíram 3,7% em maio ante abril, enquanto a previsão de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era alta de 1%. O índice de expectativas econômicas do país também teve queda maior do que o esperado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos Estados Unidos, os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) medidos por dois institutos também tiveram resultados abaixo da expectativa. O movimento no mercado acionário europeu segue o das bolsas de Nova York, que também operam em queda neste pregão. “Dados econômicos mais fracos estão levando os mercados para baixo, com a queda dos rendimentos garantindo um desempenho superior para o Nasdaq”, disse o analista do IG, Josh Mahony. “Enquanto isso, as negociações fracassadas da Opep+ geraram forte volatilidade nos preços de energia.”

Os dados de vendas nos varejo na zona do euro tiveram avanço maior do que o previsto, mas não foram suficientes para assegurar o avanço das bolsas europeias.

Nesse ambiente, o índice CAC 40, de Paris, perdeu 0,91%, a 6.507,48 pontos. Em Milão, o FTSE MIB recuou 0,84%, a 25.227,92 pontos.

No Reino Unido, um grupo de 16 mil pessoas conseguiu o direito à compensação da companhia aérea britânica British Airways por um vazamento de dados de 2018, como mostrou o Broadcast. Como noticiado na reportagem, o impacto pode estar próximo de 800 milhões de libras para a empresa. A ação da International Airlines Group (IAG), que controla a companhia aérea, fechou em queda de 1,30% na bolsa de Londres. O índice FTSE 100, do mercado londrino, teve recuo de 0,89%, a 7.100,88 pontos.

Publicidade

Ainda na capital britânica, o contrato futuro do petróleo Brent, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), caía mais de 3,5% no início desta tarde. Os investidores seguem atentos à disseminação da variante delta da covid-19 pelo mundo e ao impasse da Opep+ sobre o aumento da oferta da commodity pelos países-membros a partir de agosto.

Entre as praças ibéricas, o Ibex 35, de Madri, cedeu 0,96%, a 8.860,80 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,16%, a 5.154,86 pontos

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
>