Últimas notícias

Bolsas da Europa operam mistas, de olho em aperto monetário

O índice acionário pan-europeu Stoxx 600 registrou modesta alta de 0,26%, a 389,76 pontos

Bolsas da Europa operam mistas, de olho em aperto monetário
Telão mostra variações do mercado acionário na Bolsa de Valores de Paris 14/12/2016 REUTERS/Benoit Tessier

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta terça-feira, perdendo fôlego após uma abertura positiva, enquanto persistem temores sobre os impactos econômicos da tendência global de aperto monetário.

Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta alta de 0,26%, a 389,76 pontos, depois de acumular queda de 4,8% nas três sessões anteriores.

Investidores na Europa seguem hesitantes em tomar risco após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e uma série de BCs da região elevarem juros de forma agressiva na semana passada, em nova tentativa de combater a inflação persistente, alimentando temores de recessão global.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nas próximas horas, as atenções vão se voltar para comentários de dirigentes do Fed e também do Banco Central Europeu (BCE). Os presidentes do Fed, Jerome Powell, e do BCE, Christine Lagarde, participam hoje de um evento do BC francês.

O Reino Unido também é fator de preocupação, após a libra atingir ontem mínima histórica e o juro do bônus soberano (Gilt) de 10 anos alcançar máximas dede 2008 em reação aos planos fiscais anunciados pelo governo britânico na última semana. Nos negócios da manhã, a libra se recupera parcialmente, em meio à desvalorização do dólar, enquanto o rendimento do Gilt recua.

Em comunicado ontem, o Banco da Inglaterra (BoE) disse estar avaliando a situação dos mercados financeiros, mas deixou claro que só agirá eventualmente durante sua próxima reunião de política monetária. Na última quinta-feira (22), o BoE elevou seu juro básico em 50 pontos-base.

Também no radar está a Itália, uma vez que a líder da direita radical italiana, Giorgia Meloni, deu início ontem a negociações para formar uma coalizão de governo, depois da ampla vitória nas eleições legislativas de domingo (25).

Às 6h45 (de Brasília), a Bolsa de Londres recuava 0,35%, enquanto a de Frankfurt subia 0,31% e a Paris avançava 0,28%. Já as de Milão e Madri caíam 0,60% e 0,11%, respectivamente, mas a de Lisboa exibia alta de 1,24%.

Publicidade