As bolsas europeias operam em baixa de mais de 1% na manhã desta segunda-feira, ampliando perdas da semana passada, à medida que investidores se preparam para mais aumentos de juros tanto nos EUA quanto no Reino Unido.
Leia também
Por volta das 6h55 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 tinha queda de 0,94%, a 404,46 pontos.
Assim como em Wall Street, que acumulou robustas perdas na última semana, o clima na Europa é de cautela antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que na quarta-feira (21) deverá elevar seus juros em 75 pontos-base pela terceira vez consecutiva para conter a inflação persistente nos EUA, segundo ferramenta de medição de expectativas do CME Group.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No dia seguinte, quinta-feira (22), será a vez de o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) definir seus juros. Desde dezembro do ano passado, o BC inglês vem elevando seu juro básico continuamente, também para combater a inflação no Reino Unido, que segue próxima dos maiores níveis em quatro décadas.
Na Espanha, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, reiterou hoje que os próximos aumentos de juros da instituição dependem de dados econômicos da zona do euro. Ele também reafirmou a disposição do BCE de fazer o que for necessário para trazer a inflação de volta à meta oficial de 2%.
Às 7h08 (de Brasília), a Bolsa de Frankfurt caía 1,03%, a de Paris recuava 1,58% e a de Milão cedia 1,49%. Já as de Madri e Lisboa tinham perdas de 0,85% e 1,54%, respectivamente.
Em Londres, a bolsa está fechada hoje em função do feriado britânico pelo funeral da rainha Elizabeth II.
Publicidade