Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa: alta de commodities impulsiona mineradoras; concorrente da Vale (VALE3) sobe após anunciar balanço

Por volta das 07h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,041%, a 518,26 pontos

Bolsas da Europa: alta de commodities impulsiona mineradoras; concorrente da Vale (VALE3) sobe após anunciar balanço
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam em alta, turbinadas pela escalada das ações de mineradoras, em meio ao avanço de commodities metálicas e após balanço bem-recebido da BHP. A expectativa por dados de inflação e o aguardado balanço da Nvidia, no entanto, impedem variações mais firmes na renda variável. Por volta das 07h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,041%, a 518,26 pontos. O subíndice de recursos básicos marcava valorização de 1,26%, a 539,71 pontos.

O movimento apoia principalmente a Bolsa de Londres, que reabre após ter ficado fechada na véspera por conta de feriado no Reino Unido. Em destaque, a BHP, concorrente da Vale (VALE3) no mercado global de minério de ferro, avançava 1,25%, após a gigante da mineração ter informado aumento na receita no ano fiscal encerrado em junho, embora o lucro tenha encolhido. O CEO Mike Henry informou que a empresa não pretende comprar ativos de carvão metalúrgico da Anglo American na Austrália.

Na esteira, Anglo American avançava 2,44% e Antofagasta ganhava 09%, enquanto as petroleiras Shell (+0,90%) e BP (+1,36%) também estavam no azul.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os ganhos na capital britânica, contudo, eram liderados pela companhia de distribuição e terceirização Bunzl (+8,37%), cujo papel alcançava recorde histórico. A corporação lançou um programa de recompra de ações de 250 milhões de libras após ter computado lucro no primeiro semestre.

Na Alemanha, O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% no segundo trimestre ante anterior, segundo dados finais divulgados hoje. Já o GFK projetou baixa da confiança do consumidor a -22 em setembro. No entendimento do ING, a maior economia europeia ainda não começou a recuperação, mas o avanço dos salários fornece motivos para otimismo quanto ao segundo semestre.

No começo da manhã (de Brasília) entre as principais bolsas europeias, a de Frankfurt subia 0,26%, acompanhada de Paris (+0,24%), Milão (+0,41%) e Lisboa (+0,44%). No câmbio, o euro se apreciava a US$ 1,1171 e a libra avançava a US$ 1,3240.