O que este conteúdo fez por você?
- No último dia 2, o BCE aumentou seus juros em 50 pontos-base e previu um ajuste da mesma magnitude para sua próxima reunião, em março.
- Em Frankfurt, o papel do Commerzbank saltava quase 9%, após o segundo maior banco alemão lucrar mais do que o esperado e anunciar uma recompra de ações.
As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quinta-feira, enquanto investidores digerem balanços corporativos da região e comentários “dovish” (favoráveis à manutenção de estímulos monetários) de um dirigente do Banco Central Europeu (BCE). Por volta das 7h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,56%, a 466,97 pontos.
Leia também
Nas últimas horas, Airbus, Commerzbank e Renault divulgaram resultados financeiros. A Airbus superou expectativas de lucro, receita e Ebit ajustado no quarto trimestre de 2022. No horário acima, a ação da fabricante de aviões subia mais de 3% em Paris.
Já a Renault amargou prejuízo em todo o ano de 2022, devido à retirada de suas operações da Rússia, e o papel da montadora francesa recuava 0,60%, também em Paris. Em Frankfurt, o papel do Commerzbank saltava quase 9%, após o segundo maior banco alemão lucrar mais do que o esperado e anunciar uma recompra de ações.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além de balanços, a política monetária segue no radar. Mais cedo, o dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Fabio Panetta defendeu que a instituição não se comprometa de maneira incondicional com futuras mudanças na política monetária e ponderou que altas menores de juros podem ser melhores para a calibragem monetária.
No último dia 2, o BCE aumentou seus juros em 50 pontos-base e previu um ajuste da mesma magnitude para sua próxima reunião, em março. Ao longo do dia, outros dirigentes do BCE e autoridades do Banco da Inglaterra (BoE) e do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) participam de eventos.
Além disso, os EUA publicam novos dados econômicos durante a manhã, incluindo números de inflação ao produtor (PPI), que tendem a influenciar as apostas sobre em que ritmo o Fed deve continuar elevando juros este ano.
Às 7h35 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,29%, a de Paris avançava 1,15% e a de Frankfurt se valorizava 0,67%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,98%, 0,65% e 0,46%, respectivamente.
Publicidade