Últimas notícias

Bolsas da Europa iniciam a semana pessimistas, mas uma empresa aérea salva o dia

Investidores também acompanharam dados finais de atividade (PMIs) do setor de serviços no continente

Bolsas da Europa iniciam a semana pessimistas, mas uma empresa aérea salva o dia
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

As bolsas europeias operam majoritariamente em leve baixa na manhã desta segunda-feira (6), após garantirem expressivos ganhos na semana passada. O setor aéreo, porém, era destaque positivo após sólido balanço da Ryanair.

Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha perda marginal de 0,07%, a 443,92 pontos, depois de avançar mais de 3% na semana passada, em seu melhor desempenho desde março, graças a balanços corporativos animadores e indícios de que o processo de aperto monetário pode ter chegado ao fim nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Na última hora, investidores acompanharam dados finais de atividade (PMIs) do setor de serviços na Europa. Na zona do euro, o PMI de serviços caiu para 47,8 em outubro, confirmando a estimativa inicial. O mesmo PMI alemão recuou a 48,2 em no mês passado, mas superou a leitura prévia. De qualquer forma, os resultados abaixo de 50 apontam contração em serviços.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda na Alemanha, as encomendas à indústria tiveram uma inesperada alta de 0,2% em setembro, graças à demanda externa. Da temporada de balanços, destaque para a companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair, que divulgou forte avanço no lucro semestral e anunciou dividendos pela primeira vez, ajudando a impulsionar ações do setor.

No horário acima, o papel da Ryanair saltava 6% em Dublin, enquanto o da IAG avançava 1% em Londres e o da Air-France KLM subia mais de 2% em Paris. Às 7h17 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,04%, a de Paris recuava 0,23% e a de Frankfurt cedia 0,15%. Já a de Milão subia 0,27%, enquanto as de Madri e Lisboa mostravam perdas idênticas de 0,13%.

Com informações da Dow Jones Newswires