Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta com dados de BCs em foco

Investidores monitoraram dados na região e também nos Estados Unidos, e seus impactos políticos

Bolsas da Europa fecham em alta com dados de BCs em foco
Imagem: Adobe Stock

Os mercados acionários da Europa fecharam em alta, nesta quarta-feira (3), com recuperação após perdas de ontem. Investidores monitoraram dados na região e também nos Estados Unidos, bem como seus potenciais impactos para os principais bancos centrais e o quadro político. Entre setores, mineradoras se saíram bem em Londres, em jornada de ganhos para o cobre.

Na agenda local, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro caiu de 53,2 em maio a 52,8 em junho, na mínima em três meses, segundo a S&P Global e o Hamburg Commercial Bank. O PMI composto da região caiu de 52,2 a 50,9 na mesma comparação. Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro teve baixa de 4,2% em maio, na comparação anual, quando se esperava queda de 4,3%. Para a Oxford Economics, os PMIs sugerem recuperação “irregular e desigual”, com indicadores antecedentes apontando para “alguns riscos de baixa” para o crescimento recente.

No Reino Unido, o PMI de serviços foi de 51,9 em maio a 52,1 em junho, mas ficou acima da preliminar e da projeção dos analistas ouvidos pela FactSet, ambas em 51,2. No país, há expectativa também por eleição legislativa nesta quinta-feira (4), com o Partido Trabalhista, atualmente na oposição, como favorito. Na região, há foco também no processo eleitoral para o Legislativo da França, que terá segundo turno neste domingo, com outras forças se unindo para tentar reduzir a presença da extrema-direita no próximo Parlamento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos Estados Unidos, os dados desta manhã apontaram para desaceleração no crescimento e na inflação. No monitoramento do CME Group, crescia a chance de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) cortar juros até setembro, e o relaxamento monetário no país tende a ser positivo também para a tomada de risco nos mercados acionários europeus.

Na própria região, o Banco Central Europeu (BCE) encerrou um fórum na cidade portuguesa de Sintra, mas não trouxe novidades em sua comunicação. A Bolsa de Londres fechou em alta de 0,61%, em 8.171,12 pontos, com BHP Group avançando 3,53% e Antofagasta, 3,22%, apoiadas pelos ganhos do cobre. Frankfurt avançou 1,19%, em 18.379,94 pontos, e Paris subiu 1,24%, a 7.632,08 pontos. Milão registrou alta de 1,09%, a 33.844,95 pontos, e Lisboa subiu 1,14%, a 6.664,88 pontos, enquanto Madri teve alta de 1,32%, a 11.056,80 pontos. As cotações são preliminares.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>