Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta com dados sólidos no Reino Unido

Ações de fabricante de vacinas alemã foram destaque de alta após Mpox virar emergência de saúde

Bolsas da Europa fecham em alta com dados sólidos no Reino Unido
(Imagem: Adobe Stock)

As Bolsas da Europa fecharam, majoritariamente, em alta nesta quinta-feira (15), mantendo a trajetória positiva da semana após dados de crescimento do Reino Unido e uma bateria de indicadores macroeconômicos dos Estados Unidos e da China. A celebração de um feriado deixou os mercados financeiros fechados na Itália, incluindo a Bolsa de Milão.

Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,80%, aos 8.347,35 pontos. O índice DAX, referência em Frankfurt, terminou o pregão em alta de 1,66%, a 18.181,65 pontos. O CAC 40, de Paris, ganhou 1,23%, encerrando em 7.423,37 pontos. As cotações são preliminares.

Os investidores assimilaram o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, que cresceu 0,6% no segundo trimestre ante o primeiro, em linha com as expectativas. Apenas em junho, a produção industrial britânica aumentou 0,8%, mais que o previsto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos EUA, vários dados ajudaram a dissipar a apreensão sobre uma desaceleração abrupta da economia, incluindo alta acima das expectativas das vendas no varejo em julho e a queda maior que a esperada dos pedidos de auxílio-desemprego. Na contramão, o ritmo da produção industrial americana ficou abaixo da expectativa. Em relação à China, as vendas no varejo em julho superaram a previsão, mas a produção industrial decepcionou.

As ações da Bavarian Nordic, fabricante de vacinas, subiram 7,84% em Copenhague após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar, ontem, a Mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional.

A empresa anunciou ontem que recebeu um novo pedido da autoridade de resposta a emergências de saúde da Europa (Hera, na sigla em inglês) de vacinas MVA-BN, a única para a Mpox aprovada nos EUA e na Europa. A Hera enviará 175.420 doses da vacina para doação para o Centro de Controle e Prevenção da África em resposta ao surto de mpox que se espalha pelo continente.

Nos demais mercados nas Bolsas da Europa, o Ibex 35, referencial de Madri, estendeu os ganhos para a quinta sessão seguida, subindo 0,27%, aos 10.753,00 pontos. As ações dos bancos CaixaBank (+3,48%), Sabadell (+3,07%) e Santander (+3,04%) se destacaram na sessão. O PSI 20, de Lisboa, teve alta de 0,23% e fechou a 6.627,04 pontos.

Publicidade

*Com informações da Dow Jones Newswires