Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta, ampliando recuperação

Investidores seguem monitorando tensões entre Rússia e Ucrânia e se ficam à espera da decisão monetária do Fed

Bolsas da Europa fecham em alta, ampliando recuperação
Foto: REUTERS/Ralph Orlowski

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira. Investidores se posicionam à espera da decisão monetária do Federal Reserve (Fed) e seguem monitorando o potencial conflito entre Rússia e Ocidente. Falas de dirigente do Banco Central Europeu também estiveram no radar.

Acompanhando os pares em Wall Street, os principais índices europeus deram continuidade à sua recuperação nesta sessão. O pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,68%, a 467,31 pontos. Já o FTSE 100, em Londres, avançou 1,33%, a 7.469,78 pontos.

As ações em energia contribuíram para a alta da bolsa londrina. Analista do CMC Markets, Michael Hewson observa que a Shell alcançou seu nível mais alto desde fevereiro de 2020 e fechou com avanço de 5,60%. Já a BP e a BHP tiveram alta de 3,81% e 2,98%, respectivamente. A alta do FTSE 100 foi liderada pela International Airlines Group, operadora da British Airways, que subiu 7,39%. “Vimos um salto tardio nas ações de viagens após a incerteza no início desta semana, já que a queda iminente dos testes para passageiros totalmente vacinados vê um rali acentuado”, diz Hewson.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Frankfurt, o DAX subiu 2,22%, a 15.459,39 pontos, e, em Paris, o CAC 40 avançou 2,11%, a 6.981,96 pontos. Hoje, o dirigente do BCE Gediminas Simkus disse à Bloomberg não ver motivo para que a instituição altere sua avaliação de perspectiva de inflação ou acelere o aperto monetário na zona do euro. Presidente do Banco Central da Lituânia, Simkus defendeu que a atuação do BCE não deve ser comparada a do Fed, dadas as diferentees situações de suas economias. Em entrevista, ele alertou que um “golpe significativo” será sentido pela economia europeia caso haja uma escalada nas tensões entre Rússia e Ucrânia.

Apesar das políticas monetárias distintas, operadores europeus seguem à espera da decisão do Fed nesta tarde. A expectativa é que haja uma sinalização para alta de juros básicos na maior economia do mundo na reunião de março.

O FTSE MIB, de Milão, teve alta de 2,27%, a 26.619,25, enquanto nas praças ibéricas, o PSI 20 ganhou 2,12%, a 5523,48 pontos, e o IBEX 35 teve alta de 1,66%, a 8.620,20 pontos, de acordo com dados preliminares.