Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta pelo segundo dia consecutivo

Investidores seguem demonstrando apetite por risco, enquanto avaliam os riscos induzidos pela ômicron

Bolsas da Europa fecham em alta pelo segundo dia consecutivo
Bolsa de Valores de Frankfurt Foto: REUTERS

As bolsas europeias firmaram tendência de alta após a abertura dos negócios em Nova York e encerraram o pregão em campo positivo pelo segundo dia consecutivo. Investidores seguem demonstrando apetite por risco, enquanto avaliam os riscos induzidos pela variante ômicron do coronavírus.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que avalia o desempenho das ações de empresas por todo o continente, avançou 0,92%, a 478,36 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido avançou 1,1% no terceiro trimestre de 2021 ante o anterior e 6,8% na comparação anual. A variação trimestral ficou um pouco abaixo do estimado, enquanto a alta anual mostrou forte desaceleração em relação ao ganho do segundo trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Bolsa de Londres chegou a recuar após a divulgação do PIB, mas voltou a se recuperar ao longo do dia, fechando em alta de 0,61%, aos 7341,66 pontos. Já o DAX, da Bolsa de Frankfurt, avançou 0,95%, aos 15593,47 pontos. O CAC 40 em Paris registrou uma das principais altas do dia, em 1,24%, aos 7051,67 pontos.

“O dado de hoje indica que a economia teve um pouco menos de ímpeto no terceiro trimestre do que pensávamos anteriormente. E, com os primeiros sinais de que a variante ômicron atingiu a atividade, o crescimento certamente terá desacelerado ainda mais no quarto trimestre”, projeta a Capital Economics, em relatório enviado a clientes.

De acordo com o Danske Bank, os mercados acionários estão começando a operar em ritmo de fim de ano. “Os drivers de hoje são exatamente os mesmos que derrubaram as ações na segunda-feira e, portanto, os investidores ainda estão com dificuldade para descobrir se a ômicron será uma grande ameaça ao crescimento econômico ou se será o início do fim da pandemia”, avalia o banco.

Ontem, Portugal se juntou à lista de países que adotaram restrições para tentar conter a disseminação local da cepa. Ainda assim, o índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, subiu 0,15%, aos 5459,66 pontos.

Na Espanha, destaque para relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que estimou que a atividade econômica do país deve crescer 4,6% em 2021 e 5,8% em 2022. O consumo privado deve continuar a ser o principal motor do crescimento no curto prazo, sustentado por uma forte recuperação do mercado de trabalho e uma normalização continuada das poupanças das famílias. No entanto, a incerteza em torno das perspectivas é alta, com a evolução da pandemia permanecendo um risco-chave. Outro ponto de vulnerabilidade identificado foi o alto nível da dívida pública (em 120% do PIB em 2021). Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,85%, aos 8459,10 pontos no fechamento do pregão, enquanto o FTSE MIB registrou alta de 0,66% em Milão, aos 26827,93 pontos.

Publicidade

Hoje, a Comissão Europeia se posicionou pela adoção de um imposto corporativo mínimo de 15% para as grandes companhias com atividades na região, seguindo o que foi acordado em outubro entre os Estados-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).