Publicidade

Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham mistas com o conflito entre Irã e Israel em foco

Uma inflação mais rígida do que o esperado poderá prejudicar o sentimento dos investidores no curto prazo

Bolsas da Europa fecham mistas com o conflito entre Irã e Israel em foco
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas da Europa fecharam mistas nesta segunda-feira (15), em uma sessão que repercute os desdobramentos do ataque do Irã contra Israel no último final de semana. As perspectivas de que o conflito, a princípio, deverá ser contido fizeram com que grande parte das ações não operassem pressionadas. Por outro lado, o petróleo recuou diante desta visão, o que teve influência em papéis do setor, que registraram importantes baixas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,06%, a 505,57 pontos. No sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones contra alvos militares em Israel. A maior parte dos projéteis, no entanto, foi interceptada e os danos foram pequenos. Ontem, os dois países deram sinais de que evitarão o agravamento do conflito.

O Wells Fargo continua acreditando que uma guerra regional mais amplo não é iminente. Como resultado, o banco aponta que suas perspectivas econômicas, monetárias e do mercado financeiro globais não mudaram em resultado dos desenvolvimentos geopolíticos mais recentes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Neste cenário, as petroleiras BP (-2,19%) e Shell (-1,62%) recuaram, pressionando o FTSE 100 a uma queda de 0,45% em Londres, a 7.959,63 pontos. Em Madri, a Repsol caiu 1,61%, contribuindo na queda de 0,17%, a 6.268,88 pontos, do Ibex 35. Já o PSI 20 recuou 1,08% em Lisboa, a 6.268,88 pontos, com a Galp caindo 1,07%.

No noticiário macroeconômico, destaque para a produção industrial da zona do euro, que subiu 0,8% no confronto mensal de fevereiro, como era previsto, após cair 3% em janeiro. “Uma recuperação industrial incipiente a nível mundial é um desenvolvimento positivo que acreditamos que irá apoiar uma retomada cada vez mais ampla das ações”, avalia a Capital Economics.

As surpresas na atividade apoiaram uma melhoria na dinâmica consensual dos lucros por ação nos últimos meses e são um bom presságio para a próxima temporada de relatórios empresariais, projeta a análise. “Acreditamos que as ações são sustentadas por uma economia global resiliente e por uma melhoria das perspectivas de lucros por ação.

Uma inflação mais rígida do que o esperado poderá prejudicar o sentimento dos investidores no curto prazo, mas as ações poderão conviver com rendimentos das obrigações mais elevados, desde que os dados de atividade continuem a melhorar”, afirma a consultoria. Em Paris, o CAC 40 subiu 0,43%, a 8.045,11 pontos. O DAX avançou 0,41%, a 18.003,21 pontos em Frankfurt. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,56%, a 33.954,28 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
>