Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham mistas com viés de baixa e decisão de BCs no radar

Nesta semana os investidores descobrem a decisão monetária dos BCs americano e britânico

Bolsas da Europa fecham mistas com viés de baixa e decisão de BCs no radar
(Imagem: Adobe Stock)

As Bolsas da Europa começaram o dia com tom positivo, mas houve perda de fôlego ao longo desta segunda-feira (29), com fechamento misto e vários deles em baixa. Investidores reagiam a balanços na região, em quadro também nesta semana de expectativa por decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira (31), e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), no dia seguinte.

Entre ações em foco, a Philips subiu mais de 14% em Amsterdã, após balanço que agradou o mercado. Também após resultados, Heineken recuou 9,70% na mesma praça. Já BP, na véspera da divulgação de seu balanço, chegou a mostrar mais impulso ao longo do dia, mas ao fim do pregão teve baixa de 0,20%. Casino, que também solta resultados nesta terça-feira, caiu 1,94%. As cotações são preliminares.

Em relação aos bancos centrais, no Fed há ampla expectativa por manutenção de juros agora, mas vários analistas consideram que o BC dos EUA pode sinalizar que um primeiro corte está bem próximo, potencialmente na próxima reunião. Já no BoE, há maior incerteza sobre o que pode ocorrer. O ING, por exemplo, diz esperar corte de 25 pontos-base, mas traça quatro cenários possíveis, a depender de quão equilibrada seja a votação entre os dirigentes e com dois deles sendo de manutenção da política monetária agora.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Paris, papéis do setor de luxo estavam sob pressão. LVMH recuou 1,27%, nesse segmento. Em Frankfurt, entre os bancos, Commerzbank teve baixa de 1,23% e Deutsche Bank, 0,68%. Em Madri, o Santander caiu 1,20%. A Bolsa de Londres fechou em alta de 0,08%, em 8.292,35 pontos. Frankfurt caiu 0,49%, a 18.326,85 pontos, e Paris recuou 0,51%, a 7.443,84 pontos. Milão registrou baixa de 0,51%, a 33.640,83 pontos, e Madri caiu 0,43%, a 11.117,80 pontos. Lisboa avançou 0,44%, a 6.699,06 pontos.