Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em queda com incerteza sobre economia global

Divulgação de dados de atividade da China abaixo do esperado por analistas reforçou o cenário de incerteza

Bolsa de Valores de Frankfurt Foto: REUTERS

(Estadão Conteúdo) – As bolsas da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira (15) após a divulgação de dados de atividade da China abaixo do esperado por analistas reforçar o cenário de incerteza sobre a economia global. Ações de energia, contudo, foram beneficiadas pela alta no preço do petróleo e avançaram. Nesse cenário, o índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia com perda de 0,80%, a 463,91 pontos.

Em Londres, o FTSE 100 teve baixa de 0,25%, a 7.016,49 pontos, na mínima do dia. Os papéis da petroleira BP, contudo, subiram 3,08% e as da Royal Dutch Shell, 1,65%. Na visão do analista-chefe de mercados da CMC, Michael Hewson, as petroleiras têm se beneficiado do aumento de preços do gás natural e do petróleo.

Por outro lado, Hewson afirma que a disparada nos preços de energia em toda a Europa deixa as perspectivas econômicas mais incertas, principalmente porque pode elevar a inflação e forçar uma atuação dos bancos centrais. “O fato é que a recuperação que parecia tão sólida há alguns meses está começando a dar sinais de desaceleração acentuada”, diz o economista.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na China, maior economia do mundo, a atividade econômica também enfrenta obstáculos. As vendas no varejo, impactadas pelo avanço da variante delta, cresceram 2,5% em agosto, na comparação anual, bem abaixo da previsão de 6,3% dos analistas consultados pelo Wall Street Journal. Por isso, o Citi cortou a projeção para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático neste ano, de 8,7% para 8,2%.

Também divulgada hoje, a inflação ao consumidor no Reino Unido teve alta anual de 3,2% em agosto.

Em outras praças, o índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, recuou 0,68%, a 15.616,00 pontos. Em Paris, o índice CAC 40 caiu 1,04%, a 6.583,62 pontos. Ligadas ao crescimento econômico, as ações da Renault cederam 0,72% e as da Airbus, 0,40%. O FTSE MIB, de Milão, por sua vez, perdeu 1,02%, a 25.762,10 pontos.

Nas praças ibéricas, o índice PSI 20, de Lisboa, registrou perda de 0,78%, a 5.347,99 pontos, e o Ibex 35, de Madri, recuou 1,65%, a 8.635,40 pontos.