Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em queda após payroll nos EUA

Os ativos de tecnologia na região também ficaram em foco ao reagir ao prejuízo da Intel

Bolsas da Europa fecham em queda após payroll nos EUA
União Europeia (Foto: Envato Elements)

As bolsas europeias fecharam em queda nesta sexta-feira (2), após dados piores do que o esperado do mercado de trabalho nos Estados Unidos. O relatório de emprego, chamado payroll, reforçou as preocupações com a economia americana, um quadro que pode afetar também as empresas da Europa. Os ativos de tecnologia na região reagiam ainda ao prejuízo anunciado ontem pela companhia norte-americana Intel e às tensões no Oriente Médio.

Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 1,31%, aos 8.174,71 pontos. O índice DAX, referência em Frankfurt, encerrou em baixa de 2,44%, a 17.642,14 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, perdeu 1,61%, a 7.251,80 pontos.

Os mercados europeus abriram pressionados e aceleraram a baixa após o payroll apontar criação de empregos abaixo do piso das expectativas. Ações do setor bancário apareciam com as maiores quedas porcentuais nas principais bolsas da Europa. Em Paris, o Société Générale perdeu 5,63% após resultados não animarem os analistas. Analistas do Citi reduziram a recomendação para a ação do banco de compra para neutra, enquanto cortaram o preço-alvo das ações de 33 euros para 26 euros, citando que o SocGen registrou uma fraqueza contínua no varejo francês e não traz visibilidade sobre a sua recuperação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Londres, a empresa de gestão de ativos Intermediate Capital cedeu 7,88% e o banco Barclays, 6,55%. Em Frankfurt, os papéis da empresa de energia RWE recuaram 7,85% e as da Siemens Energy caíram 7,46%. As ações de tecnologia também apareciam entre os destaques de queda na Europa, contaminadas pelo tombo da Intel após a companhia americana de chips ter anunciado ontem prejuízo líquido.

As ações da STMicroelectronics cederam 5,63% em Paris. Em Milão, o FTSE MIB caiu 2,55%, aos 32.018,82 pontos. O PSI 20, de Lisboa, recuou 1,06%, aos 6.591,00 pontos. O Ibex 35, referencial de Madri, declinou 1,67%, aos 10.672,90 pontos.