Tempo Real

Bolsas da Europa: fabricantes de chips dão força, mas mercados rondam nova queda

Investidores digerem dados de atividade no bloco enquanto aguardam o PMI dos EUA; veja os detalhes do pregão de hoje

Bolsas da Europa: fabricantes de chips dão força, mas mercados rondam nova queda

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quinta-feira (23) com ações de fabricantes de chips locais impulsionadas por sólido balanço da concorrente americana Nvidia (NVDC34)
e investidores digerindo uma nova rodada de dados de atividade (PMIs) da região, assim como o tom “hawkish”  (viés de taxas de juros mais altas) da última ata de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,30%, a 522,77 pontos. Ainda nesta manhã, a bolsa de Londres se mantinha estável, enquanto a de Paris subia 0,12% e a de Frankfurt avançava 0,19%. Já a de Milão tinha ganho de 0,09%, enquanto as de Madri e Lisboa caíam 0,17% e 0,40%, respectivamente.

Fabricantes de semicondutores europeus como a alemã Infineon e as holandesas ASM e ASML tinham ganhos de cerca de 1,3% a 3,6% após a Nvidia, uma das “7 magníficas” do setor de tecnologia dos EUA, divulgar resultados trimestrais melhores do que o esperado no fim da tarde de quarta-feira (22).

O apetite por risco na Europa, no entanto, está sendo limitado pela ata de política monetária do Fed, publicada também na quarta-feira. O tom do documento foi bastante cauteloso, esfriando as expectativas para eventuais cortes de juros nos EUA este ano. Segundo a ata, vários dirigentes do Banco Central americano estão dispostos a até mesmo elevar juros de novo se a inflação voltar a ganhar força.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No âmbito macroeconômico, os últimos PMIs europeus trouxeram um quadro misto. Na zona do euro, o PMI composto subiu para 52,3 em maio, graças à indústria, uma vez que o setor de serviços permaneceu estável. Apenas na Alemanha, tanto indústria quanto serviços surpreenderam positivamente. No Reino Unido, por outro lado, o PMI composto recuou neste mês, com pressão de serviços.

Nas próximas horas, são aguardados PMIs dos EUA.