Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa: mercado antecipa corte de juros em meio a novidades de grandes empresas

Dirigente do BCE diz que o banco "está se aproximando de seu primeiro corte de juros"

Bolsas da Europa: mercado antecipa corte de juros em meio a novidades de grandes empresas
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira (5), com expectativas pelo antecipado corte de juros desta quinta-feira (6) pelo Banco Central Europeu (BCE). Além disso, os índices da região ganharam impulso com algumas notícias corporativas de importantes empresas. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,84%, a 521,40 pontos.

“Espera-se que o Banco do Canadá e o BCE cortem as taxas nas próximas 24 horas”, aponta o AJ Bell. Além disso, “há sinais de que a economia dos EUA está começando a se irritar com a política monetária relativamente restritiva que tem enfrentado nos últimos dois anos. Com a inflação não se mostrando muito rígida, há espaço para o Federal Reserve (Fed, o banco central europeu) começar a afrouxar a política monetária”, avalia.

O setor privado americano registrou criação de empregos abaixo do esperado. Segundo a Reuters, nesta quarta-feira, o dirigente do BCE Peter Kazimir disse acreditar que o banco “está se aproximando de seu primeiro corte de juros”, uma vez que “a inflação está em uma boa trajetória”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por sua vez, o esperado corte não é necessariamente o início de uma série de medidas de flexibilização, uma vez que muitos membros do conselho continuam preocupados com os riscos ascendentes para a inflação, de acordo com a Oxford Economics. Este será provavelmente um primeiro corte hawkish (termo que significa adoção de política austera, com taxas de juros mais altas) em comparação com os ciclos anteriores, acredita a consultoria.

Nesta quarta-feira, o índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro caiu mais do que o esperado em abril. Já o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do bloco recuou marginalmente em maio, a 53,2, segundo pesquisa final.

Destaques entre as açõs

A SAP fechou acordo para a compra da WalkMe, que é listada na Nasdaq, por cerca de US$ 1,5 bilhão, à medida que o grupo alemão de software busca fortalecer seus serviços de inteligência artificial (IA) para o setor empresarial. A aquisição da WalkMe complementa o portfólio de gestão de transformação de negócios da SAP. A WalkMe, que tem sede em Israel, é uma empresa de software de serviços especializada em plataformas de adoção digital para clientes empresariais. Em Frankfurt, a SAP avançou 1,57%, a pontos, onde o DAX subiu 0,93%, a 18.575,94 pontos.

A Inditex saltou 3,73% em Madri, após o conglomerado de moda espanhol que controla a Zara e outras marcas divulgar vendas referentes ao período de 1 de maio a 3 de junho que ficaram acima do esperado. Na cidade, o Ibex 35 avançou 0,59%, a 11.353,10 pontos.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,18%, a 8.246,95 pontos. Em Paris, o CAC 40 avançou 0,87%, a 8.006,57 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,68%, a 34.507,84 pontos. A exceção foi Lisboa, onde o PSI 20 caiu 0,18%, a 6.831,11 pontos.

Publicidade