Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa operam em compasso de espera por dados de inflação dos EUA

Banco Central Europeu (BCE) se prepara para anunciar seu primeiro corte de juros; confira os detalhes do pregão de hoje

Bolsas da Europa operam em compasso de espera por dados de inflação dos EUA
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias operam sem direção única e perto da estabilidade na manhã desta terça-feira (14), enquanto investidores mantêm a cautela antes da publicação de dados de inflação dos Estados Unidos. Por volta das 7h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha baixa marginal de 0,021%, a 520,75 pontos.

Nesta semana, as atenções estão voltadas para novos números de inflação dos EUA, que podem influenciar as apostas para a trajetória dos juros básicos americanos. Nesta terça-feira, será divulgada atualização sobre preços ao produtor (PPI) americano. Na quarta-feira (15), saem números da inflação ao consumidor (CPI).

No quadro atual, com sinais de persistência inflacionária, a previsão é de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não começará a reduzir juros antes de setembro. Também no radar, está o presidente do Fed, Jerome Powell, que participa de evento na Holanda nesta terça-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De volta à Europa, a Destatis confirmou mais cedo que a taxa anual do CPI anual da Alemanha ficou em 2,2% em abril, repetindo a variação de março. O indicador vem em um momento em que o Banco Central Europeu (BCE) se prepara para anunciar seu primeiro corte de juros, provavelmente na reunião de junho, uma vez que a inflação na zona do euro continua se encaminhando para a meta oficial de 2%.

Já no Reino Unido, a taxa de desemprego subiu levemente no trimestre até março, a 4,3%, enquanto o avanço salarial anual ficou inalterado em 6% no período.

No noticiário corporativo, a gigante de mineração Anglo American revelou mais cedo uma reestruturação, que envolve a venda de vários ativos, após rejeitar uma segunda oferta de compra da concorrente BHP. Em Londres, no horário acima, a ação da Anglo caía quase 3%, enquanto a da BHP avançava 2,1%.

Por volta das 6h40 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,07%, enquanto a de Paris caía 0,11% e a de Frankfurt recuava 0,23%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham ganhos de 0,45%, 0,03% e 0,61%, respectivamente.

Publicidade