As bolsas europeias hoje avançam, diante do aumento nas expectativas para relaxamento monetário no continente e nos EUA. Com o movimento, as bolsas de Londres e de Frankfurt renovaram maiores níveis históricos.
Leia também
Por volta das 8h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta de 0,61%, a 523,22 pontos.
A extensão do rali dos mercados europeus deve-se ao alívio proporcionado pela queda nos rendimentos de títulos soberanos locais e dos EUA, avalia o Swissquote. O banco suíço nota que as bolsas da Europa passaram a precificar mais flexibilização monetária dos dois lados do Atlântico, embora dados recentes ainda indiquem persistência da inflação. Nesta sexta-feira (17), o Eurostat confirmou aceleração da inflação ao consumidor (CPI, em inglês) da zona do euro, à taxa anual de 2,4% em dezembro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Contudo, os próprios dirigentes têm apontado a possibilidade de manter o relaxamento monetário em 2025. Na quinta-feira (16), a ata do Banco Central Europeu (BCE) revelou que um corte de 50 pontos-base chegou a ser discutido em dezembro por preocupações com a economia, apesar da escolha por ritmo gradual, e que uma nova redução é provável em janeiro.
Nesta sexta-feira, investidores europeus devem acompanhar novos comentários de dirigentes do BCE, conforme se preparam também para potenciais tarifas de Donald Trump, que assume a presidência americana na próxima semana. Analistas também notam que, em segundo plano, dados melhores que o esperado na China e notícias sobre cessar-fogo em Gaza contribuem para o apetite por risco.
A queda nas vendas no varejo do Reino Unido em dezembro ampliou apostas por cortes de juros do Banco da Inglaterra (BoE) neste ano. Entre ações de destaque, Rio Tinto (+1,41%) e Glencore (+2,65%) avançavam, depois que a Bloomberg revelou, de acordo com fontes, que as empresas discutem uma fusão.
Desempenho das bolsas europeias: Londres, Paris, Frankfurt e mais
No começo da manhã (de Brasília), entre os principais mercados europeus hoje:
- a bolsa de Londres subia 1,09%;
- a bolsa de Paris subia 1,09%;
- a bolsa de Frankfurt ganhava 1,05%;
- em outros países da Europa, a bolsa de Milão exibia alta de 1,19% em Madri tinha alta de 0,76% e a de Lisboa subia 1,14%.
Fique atento ao longo do dia para mais informações sobre as bolsas europeias hoje.