Tempo Real

Bolsas da Europa dão sinais de otimismo após vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido

Na agenda econômica desta sexta-feira, dados de emprego nos EUA podem dar novas pistas sobre os juros da maior economia do mundo

Bolsas da Europa dão sinais de otimismo após vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam em alta, após a vitória do Partido Trabalhista nas eleições gerais do Reino Unido e em meio ao bom desempenho de ações de tecnologia, enquanto investidores aguardam novos dados do mercado de trabalho dos EUA. Também no radar, está o segundo turno da eleição parlamentar da França, no domingo (7). A expectativa é que a extrema direita francesa não consiga obter maioria absoluta em meio à mobilização de partidos de esquerda e de centro.

Em Londres, o índice acionário FTSE 100 subia 0,23% no início da manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira (5), após os trabalhistas conquistarem uma vitória histórica no Parlamento britânico, dando fim a 14 anos de governos conservadores. Ações do setor imobiliário se destacavam no mercado inglês, com ganhos de 2,5% a mais 4%, uma vez que o manifesto trabalhista prometeu acelerar a construção de moradias.

Por volta das 7h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta de 0,45%, a 519,85 pontos. Apenas o subíndice de tecnologia avançava 1,2%, após a alemã Aixtron, que fabrica equipamentos para a indústria de semicondutores, divulgar forte resultado de encomendas e a sul-coreana Samsung Electronics estimar um aumento de quase 16 vezes em seu lucro operacional trimestral. Em Frankfurt, a ação da Aixtron saltava 16,5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para o relatório de emprego dos EUA (payroll), que pode ser decisivo para as chances de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) começar a cortar juros neste segundo semestre.

Mais cedo na Europa, a indústria alemã decepcionou com uma inesperada queda de 2,5% na produção de maio, enquanto as vendas no varejo da zona do euro subiram 0,1% no mesmo período, menos do que o esperado.

Entre outras bolsas europeias, no começo da manhã (de Brasília), a de Paris avançava 0,51%, a de Frankfurt ganhava 0,95% e a de Milão subia 0,58%. Já a de Madri caía 0,04% e a de Lisboa se mantinha estável.