Últimas notícias

Bolsas da Europa operam em alta, por otimismo em relação à ômicron

Neste contexto, o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,42% por volta das 07h00, aos 480,36 pontos

Bolsas da Europa operam em alta, por otimismo em relação à ômicron
Foto: Pixabay

As bolsas europeias avançaram nas primeiras horas de pregão nesta quinta-feira (23), o último da semana em que todos os mercados do continente operam regularmente antes do feriado na véspera de Natal. Avaliações mais positivos acerca do impacto que a variante ômicron do coronavírus pode provocar na economia global sustentaram o apetite por risco durante a manhã.

Neste contexto, o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,42% por volta das 07h00 (de Brasília), aos 480,36 pontos. Em Londres, o FTSE 100 avançava 0,25%, aos 7.359,91 pontos, impulsionado por companhias ligadas ao setor aéreo, como IAG (+3,52%) e Rolls-Royce Holdings (+3,41%). Já o DAX, da bolsa de Frankfurt, avançava 0,39%, aos 15.654,67 pontos, com a MTU Aero Engines subindo 1,95%. O índice parisiense CAC 40 subia 0,20%, aos 7.066,08 pontos.

Em relatório enviado a clientes, o Danske Bank afirma que os mercados estão indo para o Natal com um “espírito positivo” após estudos indicarem que a variante ômicron provoca menos casos graves de covid-19 que a delta. “Uma variante mais infecciosa, mas menos perigosa, tem o potencial de acabar com a pandemia, já que a imunidade coletiva poderia ser alcançada de forma mais ampla, sem sobrecarregar os sistemas hospitalares”, e, desta forma, reduzir a necessidade por novas restrições, projeta o banco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além dos estudos acerca das infecções por ômicron conduzidos na Escócia e na África do Sul, investidores ficam atentos aos dados de eficácia das vacinas disponíveis contra a nova cepa. Hoje, a AstraZeneca (+0,06%) informou que uma análise laboratorial conduzida pela Universidade de Oxford mostrou que seu imunizante foi eficaz na prevenção a infecções pela ômicron após uma terceira dose, mostrando resultados similares aos observados contra a delta após um regime regular de duas doses. Nos EUA, a Pfizer obteve autorização emergencial do órgão regulador para comercializar sua pílula “anti-covid”.

O Rabobank aponta, no entanto, que a alta transmissibilidade da variante reforça as incertezas sobre a possibilidade de que bloqueios à atividade sejam adotados por governos para conter a disseminação do vírus. A Espanha, por exemplo, registrou novo pico diário de casos e, por isso, voltou a obrigar o uso de máscaras em ambientes ao livre. No Reino Unido, as infecções também renovaram recorde em 24h, com mais de 100 mil notificações da doença.

Entre indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol cresceu 2,6% no terceiro trimestre de 2021 ante o anterior, e 3,4% na comparação anual, segundo a leitura final do dado. A divulgação de hoje revisou em alta a leitura preliminar divulgada no fim de outubro. De olho no dado, o índice madrilenho IBEX 35 subia 0,81%, aos 8.527,36 pontos.

Entre outros índices europeus, o FTSE MIB tinha alta de 0,23% em Milão, aos 26.888,60 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, avançava 0,34%, aos 5.478,34 pontos.