Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em queda, com bancos alemães sob pressão

As bolsas chegaram a reduzir perdas após dado de inflação dos Estados Unidos, mas o quadro negativo se manteve

Foto: REUTERS/Ralph Orlowski
  • Em relatório, a Organização Mundial de Comércio (OMC) afirmou que a guerra na Ucrânia provoca um choque "severo" na economia global. A entidade projetou que o mundo cresça 2,8% em 2022.

Os mercados acionários da Europa registraram baixa, nesta terça-feira. A guerra na Ucrânia e seus impactos econômicos continuavam a ser um foco importante, mas hoje também chamou a atenção a notícia de uma grande venda de ações de dois bancos da Alemanha, o que pressionou os papéis. As bolsas chegaram a reduzir perdas após dado de inflação dos Estados Unidos, mas o quadro negativo se manteve.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,35%, em 456,65 pontos.

A ação do Deutsche Bank recuou 9,36% e a do Commerzbank, 8,47%, na Bolsa de Frankfurt. Relatos de que um investidor não identificado vendeu participações de mais de 5% nos dois bancos pressionaram os papéis.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na agenda de indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 7,3% em março, na comparação anual, com alta mensal de 2,5%. Os números vieram em linha com o esperado e confirmaram as preliminares. Ainda no país, o índice ZEW de expectativas econômicas recuou de -39,3 em março a -41 em abril, ante previsão de -50 dos analistas. O Morgan Stanley afirma que o quadro nas expro nas exectativas alemãs piorou por causa da guerra na Ucrânia, com sanções contra a Rússia e mais incerteza. O banco americano diz ainda que, nesse quadro, o crescimento econômico alemão deve ser “fraco” neste ano e ficar entre 1,4% e 1,5%.

Em relatório, a Organização Mundial de Comércio (OMC) afirmou que a guerra na Ucrânia provoca um choque “severo” na economia global. A entidade projetou que o mundo cresça 2,8% em 2022.

Nas bolsas europeias, os índices chegaram a reduzir perdas após o CPI dos EUA. A inflação continua a mostrar força no país, mas vários analistas consideraram que o dado de hoje pode ter sido seu pico, projetando queda no índice no restante do ano.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,55%, em 7.576,66 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,48%, a 14.124,95 pontos.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,28, a 6.537,41 pontos.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, recuou 0,33%, a 24.667,27 pontos.

Em Madri, o índice IBEX 35 registrou baixa de 0,08%, a 8.578,00 pontos.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 recuou 0,23%, a 6.097,58 pontos.