Últimas notícias

Bolsas da Europa ensaiam recuperação, em linha com futuros de Wall St.

Investidores digerem números de inflação de grandes economias da Europa, que está no maior patamar em décadas

Bolsas da Europa ensaiam recuperação, em linha com futuros de Wall St.
Foto: Envato Elements

As bolsas europeias ensaiam uma recuperação na manhã desta quarta-feira, seguindo os índices futuros de Wall Street, após caírem ontem em meio à perspectiva de elevações de juros nos EUA. Investidores também digerem números de inflação de grandes economias da Europa, que está no maior patamar em décadas.

Na abertura dos negócios, o tom nos mercados europeus era negativo, após as bolsas de Nova York sofrerem fortes perdas ontem em meio a expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) tenha de elevar seus juros básicos três vezes ou mais este ano para conter o salto da inflação doméstica, que tem sido mais persistente do que se esperava.

No começo da manhã, porém, os futuros de Wall Street começaram a se recuperar, trazendo algum alento aos negócios na Europa, embora os rendimentos dos Treasuries sigam renovando máximas em dois anos, refletindo a perspectiva de aperto monetário pelo Fed.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim como nos EUA, a inflação também virou um fator de preocupação para os europeus. Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) teve alta média de 3,1% em 2021, a maior desde 1993. Já a taxa anual do CPI britânico atingiu 5,4% em dezembro, nível mais alto desde 1997. Os dados ampliam pressões para que tanto o Banco Central Europeu (BCE) quanto o Banco da Inglaterra (BoE) acelerem a retirada das agressivas medidas de estímulo monetário que adotaram em reação à pandemia de covid-19.

Ao longo do dia, várias grandes empresas americanas vão divulgar balanços trimestrais. Ontem, o resultado do Goldman Sachs decepcionou, ajudando a pressionar ações do setor financeiro em Nova York.

Às 7h28 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,08%, a de Frankfurt também avançava 0,08% e a de Paris se valorizava 0,53%. Já as de Madri e Lisboa exibiam altas de 0,55% e 0,28%, respectivamente, mas a de Milão caía 0,40%. No mesmo horário, os futuros de Wall Street tinham ganhos de 0,07% a 0,21%.